Quer mais leituras?
VoltarTu sabes de onde vem o chocolate?
A matéria prima principal do chocolate vem do cacau, fruta originária da região Amazônica e muito presente em todo o Pará, que é o maior produtor do fruto no Brasil, segundo informações da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará – Adepará. Além de ser o maior produtor do país, a amêndoa do cacau que nasce por aqui é considerada uma das melhores para a produção de chocolate. Pensa que delícia!
Pra melhorar tudo isso, temos chocolates produzidos aqui, com a matéria prima que nasce no Pará. Comer um chocolate de uma marca local é uma viagem gastronômica com passagem direta pra Amazônia, com gostinho dos saberes do nosso povo. Olha o valor de tudo isso.
Numa conversa com o Mário Sampaio, proprietário da marca de chocolates Cacau River, fiquei sabendo que um dos melhores chocolatiers do mundo é o paraense Cesar de Mendes, proprietário da marca de chocolates “De Mendes”, e que temos mestres de fermentação do caroço do cacau (processo importante para a produção do chocolate), como o mocajubense Luiz Guachini. Mais um motivo pra gente se orgulhar.
Provei os três chocolates artesanais produzidos pela Cacau River, empresa que nasceu em agosto de 2019 e que produz um chocolate a partir do cacau nativo da região do Baixo Tocantins, mais precisamente do município de Mocajuba, onde também é feita a fermentação e a secagem dos caroços de cacau.
“Nosso chocolate é bean to bar, ou seja, vai do grão à barra. Isso quer dizer que os nossos chocolates são feitos com amêndoas selecionadas, de procedência conhecida e isso resulta em um chocolate fino”, destacou o administrador Mário Sampaio, que também fornece os grãos para vários fabricantes de chocolates, como a “Luisa Abran Chocolates”, que tem 3 prêmios internacionais por chocolates produzidos com o cacau do Pará.
Chocolates Cacau River
Eu amei os chocolates! Mas vale destacar que o sabor é menos doce do que os convencionais. As barrinhas de 50 gramas são receitas de 45%, 60% e 71% de cacau, ou seja, o suprassumo dos chocolates do mercado mundial.
O meu predileto da Cacau River é o de 60%, mas o que mais agrega sabor nesse produto é o respeito com a fauna, flora e com os produtores locais; é saber que nenhuma parte da floresta foi derrubada para garantir a plantação; que os saberes ancestrais de quem é da terra, são agregados à cadeia produtiva. É um chocolate pra quem procura sabor, refinamento e responsabilidade ambiental. Pena que meu estoque acabou.
Curiosidades da produção paraense – Em 2020, a produção do fruto no Pará foi de 144.663 toneladas, o equivalente a 52% da produção nacional. Em 2019, o Estado produziu 130 mil toneladas contra as 105 mil produzidas na Bahia, que segue na vice-liderança. Medicilândia, Tucumã e Tomé-açu lideram o ranking de produção paraense.
Por Dani Filgueiras, Colunista Pará Trip