Quer mais leituras?

Voltar

Sesc Ver-o-Peso lança livro sobre a cronologia da fotografia

Com foco em formação e salvaguarda da história e memória da fotografia, o Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, através do seu Núcleo de Fotografia lança, neste sábado (26), às 10h30, o livro “Uma perspectiva cronológica da fotografia nos séculos XIX e XX”, do fotógrafo e pesquisador Pedro Karp Vasquez. A programação é gratuita.

A cronologia é uma referência de pesquisa para se compreender a história da fotografia no mundo. Os fatos que atravessam a sua linha do tempo, no campo da evolução tecnológica e da linguagem com múltiplas aplicações e interpretações, refletem o comportamento sociocultural, a evolução da ciência e da tecnologia e os aspectos políticos, econômicos, filosóficos e de tendências artísticas que permeiam o cotidiano humano nesses quase 200 anos, desde que a fotografia se tornou uma invenção pública em 1839.

O pesquisador inicia em 1800, quando o inglês Thomas Wedgwood obtém imagem em silhueta de objeto posto sobre pedaço de couro sensibilizado com nitrato de prata. Ele finaliza em 2003, quando a empresa japonesa Cânon lança a primeira câmera digital reflex para amador, com resolução de 6.3 megapixels.

A publicação foi realizada com aporte do Departamento Nacional do Sesc e será distribuída gratuitamente por ocasião do lançamento para o público em geral. Sua versão digital estará disponível no site do Sesc no Pará e os exemplares impressos poderão ser solicitados
formalmente (via ofício) pelo público prioritário composto por trabalhadores do comercio e seus dependentes, estudantes, pesquisadores e professores. Mais informações pelo email:
psampaio@pas.sesc.com.br.

MÁQUINAS PARA FILOSOFAR

A ação faz parte das atividades culturais e educativas realizadas pelo Núcleo de Fotografia do Sesc Ver-o-Peso a partir do acervo “Máquinas para Filosofar”, considerado por pesquisadores como um dos mais importantes, dessa natureza, existentes na América Latina.

Elas foram construídas artesanalmente nos séculos XIX e XX. O acervo é composto por 89 câmeras de ferro, fole e madeira de diversos modelos como lambe-lambe, réplicas de câmera para Daguerreótipo e da famosa “Mamute”, além de ampliadores fotográficos e projetores de cinema analógicos (35mm). Esse patrimônio, que recebe apoio do epartamento Nacional do Sesc, desde 2020, é referência em ações do Núcleo de Fotografia do Sesc Regional Pará, e encontra-se em exposição permanente, desde 2010, no 3° piso da unidade.

SERVIÇO

Sesc Ver-o-Peso lança livro sobre a cronológica da fotografia

Data: 26/10/2024

Horário: 10h30

Entrada gratuita

Local:  Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso (Boulevard Castilhos França, 522/523 – Campina)

Informações: (91) 3084-0472 (Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso)

Fonte: Assessoria de Imprensa