Quer ver outras opções?
VoltarSão Caetano de Odivelas
A entrada de São Caetano de Odivelas revela uma surpreendente visão da gigantesca área de mangue que envolve a região. Eis o porquê de o município ser conhecido como a “Terra do Caranguejo”. Localizado no nordeste paraense, na microrregião do Salgado, está distante 104 km da capital. Os diversos manguezais são a mais importante fonte de alimento e o principal sustento econômico do município. A extração chega a ser de 20 a 25 mil caranguejos capturados por dia. Essa produção tanto é comercializada no Estado como é exportada para outros estados.
Os atrativos naturais de São Caetano são as variedades de praias que surgem com a vazante do Rio Mojuim, as quais estão de 30 minutos a uma hora de viagem da cidade. Dentre elas, destacam-se as seguintes praias: do Rato, do Fuzil, Taipu, Tapari, do Marinheiro, Areia Branca, da Bragança, da Onça e da Romana – situada na fronteira com o município de Curuçá.
ATRAÇÕES TURÍSTICAS
BOI DE MÁSCARAS
Festa de cores e ritmos marcantes que ocorre no mês de junho. Caracterizada pelos “Buchudos”, brincantes fantasiados de diabos e palhaços, e pelos “Mutucas”, os expectadores. A manifestação não desenvolve um enredo no sentido de evolução dramática, como ocorre com o “Boi Bumbá”. A brincadeira acontece com o boi perseguido pelo vaqueiro até escapar. O “Boi Faceiro” e o “Boi Tinga” são os mais famosos e tradicionais, contudo há diversos bois no município. Também fazem parte dessa festa cultural as centenárias bandas de música “Rodrigues dos Santos” e “Milícia Odivelense”.
FESTIVAL DO CARANGUEJO
Este evento é uma excelente oportunidade para experimentar as deliciosas iguarias odivelense, preparadas à base de caranguejo. O festival foi criado em 1978 e acontece no segundo final de semana do mês de dezembro. Estima-se que aproximadamente 6 mil turistas participam da programação, atraídos pela gastronomia e, também, pelas atrações culturais.
TORNEIO DE PESCA ESPORTIVA
Em razão das peculiaridades do rio Mojuim – que banha a cidade –, grandes lagos pesqueiros se formam ao longo de seu curso, favorecendo a realização da pesca esportiva de diferentes espécies de peixes comuns à região, como, por exemplo, pescada amarela, corvina e xaréu. Os espetáculos proporcionados pela captura dos peixes são tão atraentes que foi criado o Torneio de Pesca Esportiva de São Caetano de Odivelas, o TOPESCO, praticado no mês de setembro.
ACESSO
VIA TERRESTRE
- Terminal Rodoviário de Belém
- Praça da Leitura, 208 – São Brás
- (91) 3266-2625