Quer ver outras opções?
VoltarSantarém
Localizado na confluência dos rios Amazonas e Tapajós, o município possui paisagens exuberantes. São atrativos naturais as serras, rios, igarapés, unidades de conservação, ilhas, dentre outros. Com forte influência lusitana, Santarém guarda um vasto patrimônio arquitetônico e cultural, herdados dos portugueses e dos índios.
ATRAÇÕES TURÍSTICAS
CERÂMICA TAPAJÔNICA
É tida como a mais antiga e expressiva arte da Amazônia. Manteve-se preservada de outras influências até o século XVIII. Uma das características que marcam a cultura tapajônica é a representação de partes do corpo humano e animal feita em artesanato, sendo a cerâmica utilizada como principal molde.
FESTA DO ÇAIRÉ
Festa religiosa que ocorre no mês de setembro, dura três dias e mistura canto, dança, além de elementos do cristianismo e rituais indígenas. Atualmente é um notável produto turístico da região, o ponto mais destacado da festa é a disputa entre os botos Tucuxi e Cor de Rosa que acontece no Çairódromo.
ALTER DO CHÃO
Vila de pescadores localizada à margem direita do Tapajós, próximo à cidade de Santarém. Situada na bacia do rio Tapajós, possui praias flutuantes de grande extensão lagos, restingas e bancos de areia. A beleza dessas praias se associa ao lendário Lago Verde ou Lago dos Muiraquitãs. Na vila, existem áreas para caminhadas ecológicas, também é comum se observar a presença de botos às proximidades de suas margens, além de uma rica e tradicional produção artesanal.
ENCONTRO DOS RIOS
Considerado patrimônio cultural de natureza imaterial do Pará, o encontro das águas barrentas do rio Amazonas com as águas azul-esverdeadas do rio Tapajós destaca-se por apresentar nítida distinção entre elas, fluindo lado a lado por uma longa extensão, sem, porém se misturarem. Os fatores que contribuem para o fenômeno são: a diferença entre densidades, temperaturas e velocidades. Esse espetáculo pode ser observado diariamente a partir da orla fluvial de Santarém.
GASTRONOMIA
A gastronomia de Santarém é caracterizada por sua origem indígena e pelo uso de produtos genuínos da Amazônia. Compõe-se de variados pratos saborosos temperados com a peculiar condimentação local. A base da alimentação do santareno constitui-se de peixe, carne bovina, farinha de mandioca, frutos regionais, dentre outros, formando um saboroso cardápio peculiar e excêntrico.
ACESSO
VIA AÉREA
- Aeroporto Internacional de Belém
- Endereço: Avenida Júlio César; Val de Cans
- (91) 3210-6330
VIA FLUVIAL
- Terminal Hidroviário Belém
- Avenida Marechal Hermes, 901 – Umarizal
- (91) 98895-6563