Quer ver outras opções?

Voltar

Santa Bárbara do Pará

Há tem três versões sobre a origem do nome do município. A primeira, remonta a década de 30 do século XIX, por ocasião de uma revolta popular e social no Pará, conhecida como “Cabanagem” (ou Guerra dos Cabanos), em que os cabanos teriam se aquartelados no local, aguardando o momento oportuno de invadir a capital, a província de Belém, quando teriam encontrado uma imagem de Santa Bárbara. A segunda, conta que foi uma promessa feita e atendida pela santa para que não chegasse uma epidemia que se alastrava pelas redondezas. E a terceira, relata que a denominação teria advindo da data em que o primeiro morador do local, Felipe Santiago Gomes da Silva, teria concluído a construção da sua casa, em 4 de dezembro, dia de Santa Bárbara.

O município integra a Região Metropolitana de Belém e está localizado a aproximadamente 40 km dela. Em 2016, sua população é estimada em pouco mais de 20 mil habitantes. Oferece diversas opções de lazer, na categoria do turismo de natureza.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS:

PESQUE E PAGUE

A prática da pesca de lazer é uma das atividades mais relaxantes aos visitantes que curtem esse tipo de pesca amadora. Essa ocupação é possível realizar nos diversos sítios agradáveis existentes no município, com estrutura adequada para oferecer a modalidade de pesca “pesque e pague”.

BALNEÁRIOS

Santa Bárbara do Pará dispõe de um cenário ecológico privilegiado, que reúne floresta e fontes de águas naturais puríssimas. Assim, é possível encontrar diversos balneários tranquilos com água corrente. Alguns igarapés são peculiares, como o Balneário Maranga, com águas de coloração azulada, e outros com águas escuras, porém com um tom esverdeado. Outra opção é a Praia da Maurícia, de água doce, banhada pelas águas do Furo das Marinhas.

ACESSO

VIA TERRESTRE

  • Terminal Rodoviário de Belém
    • Praça da Leitura, 208 – São Brás
    • (91) 3266-2625