Quer ver outras opções?

Voltar

Ponta de Pedras

No local, inicialmente habitaram os índios Guaianás, também conhecidos como “Guaianazes”, catequizados pelos padres mercedários que se instalaram nessa região. Originalmente, teve o nome de Lugar do Vilar, que, posteriormente, devido à existência de muitas pedras, passou a se chamar Ponta de Pedras.

O município está localizado no litoral sudeste da Ilha do Marajó, e sua sede, que é banhada pelo rio Marajó-Açu, está a 44 km de Belém, em linha reta.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

ILHAS & PRAIAS

Situada geograficamente no rio Marajó-Açu, com 600 m2, a Ilha do Coati é um patrimônio natural da expressão do folclore marajoara. Segundo a lenda, nessa ilha existia a Cobra Grande, ou Boiúna, que saía em certas noites e era capaz de virar as embarcações; também, imitava as formas de uma embarcação encantada e atraia os náufragos para o fundo do rio.

Um pouco distante da sede do município, em viagem que dura uma hora de lancha, chega-se à Ilha de Santana, lugar onde em 1696 os padres mercedários construíram o primeiro engenho de cana-de-açúcar.

A Praia da Mangabeira, localizada a 10 km da cidade de Ponta de Pedras, possui cerca de 2 km de extensão, muitos coqueiros e ondas de água doce, provenientes da baía do Marajó. A praia tem infraestrutura ao dispor do turista, com orla marítima urbanizada e dotada de chuveiros públicos e barracas padronizadas.

A Praia Grande, distante 8 km do centro da cidade, possui uma orla marítima, na qual existe uma unidade comunitária de beneficiamento de fibras vegetais. O destaque dessa praia fica por conta da bela paisagem formada pela vegetação que a cerca.

TRILHA ECOLÓGICA

Realizada na área da comunidade de Tartarugueiro, a trilha ecológica é praticada em meio à densa vegetação, árvores frutíferas, de madeira de lei e diversas espécies de plantas. A fauna e a flora amazônicas são claramente observadas durante o percurso. Ainda, no curso do passeio, é possível observar algumas ruínas – do tempo da colonização –, pássaros e vila de casas nativas existentes no lugar, onde o turista pode contemplar, além da bela paisagem dos coqueiros à beira da praia, a cultura dos moradores do local.

CERÂMICA E PRODUTOS MARAJOARAS

Não somente o artesanato em cerâmica – típico da ilha do Marajó – é encontrado em Ponta de Pedras, mas também artigos como potes, filtros de água, esteiras, bolsas, enfeites de paredes e sandálias, fabricados utilizando-se matérias-primas como o barro, a palha, a madeira e a corda.

ACESSO

VIA AÉREA

  • Aeroporto Internacional de Belém
    • Endereço: Avenida Júlio César, s/n – Val de Cans
    • (91) 3210-6330
  • Fretamento de táxi aéreo.

VIA FLUVIAL

  • Terminal Hidroviário Belém
    • Avenida Marechal Hermes, 901 – Umarizal
    • (91) 98895-6563
  • Porto Arapari Navegação
    • Rua Siqueira Mendes, 120 – Cidade Velha – Belém