Quer mais leituras?

Voltar

Quem disse que o Círio acabou?

As grandes procissões do Círio de Nazaré já acabaram, mas a quadra nazarena continua e, junto com ela, aquele gostinho que ainda fica do natal dos paraenses. A cidade está cheia de programação especial pra esse período e com muita gente com pique para curtir o que a cidade tem pra oferece. Reúna os familiares e amigos que estão visitando Belém e vá bater perna com eles, tenho certeza que esse roteiro vai divertir todo mundo.

Círio das Crianças (dia 21) – Como eu disse, o Círio ainda não acabou. Nesse domingo são as crianças que tem a chance de prestar homenagens à Nossa Senhora de Nazaré. A Praça Santuário fica tomada por anjinhos promesseiros que se multiplicam a cada ano. É uma programação fofa que mostra que a fé não tem idade.
Endereço: Praça Santuário (em frente a Basílica de Nazaré)
Horário: 7h (missa) e 8h (saída da procissão)
Ingresso: Grátis

Basílica de Nazaré – Aproveite que está bem na frente da Basílica para ver de perto a imagem original de Nossa senhora de Nazaré, a mesma que deu início à procissão centenária. Nessa época a imagem é retirada do Glória (que fica na parte de cima do altar) e fica em baixo, pertinho dos devotos. A imagem volta para o Glória no dia 29 de outubro.
Endereço: Avenida Nazaré – Nazaré. Centro Arquitetônico de Nazaré – CAN.
Horário: 8h às 12h – 14h às 20h
Ingresso: Grátis

Exposição Jóias de Nazaré – depois vá para o Espaço São José Liberto. O antigo presídio abriga um pólo joalheiro com venda de jóias, biojóias, artesanatos e iguarias genuinamente paraenses. Nessa época do ano tem uma exposição especial de jóias inspiradas no Círio, a exposição “Jóias de Nazaré”, que está na sua 15ª edição e pode ser vista no anfiteatro Coliseu das Artes, no salão de exposições. Neste ano, o Espaço também abriga a exposição “A Jovem Maria no Reino do Céu”, na capela São José Liberto, que traz artesanatos religiosos pintados a mão. Aproveite para visitar todo o complexo e garantir uma peça artesanal ou a sua camisa do Círio. As exposições especiais vão até o dia 27 de outubro.
Endereço: Praça Amazonas, s/n. Jurunas.
Horário: 9h – 18h30
Ingresso: Grátis

Estação das Docas – A Estação das Docas é um complexo turístico na beira do rio que reúne culinária, artesanato e bela paisagem em um só lugar. Então já sabe que esse é o lugar pra almoçar e ficar até o fim da tarde. Não deixe de tomar um sorvete na Cairú e/ou um chopp na Amazon Beer. Aproveite tudo tranquilamente, mas fique avisado, a gente não nota o tempo passar na Estação.
Endereço: Avenida Boulevard Castilhos França, s/n.
Horário: 10h – 2h (no fim de semana)
Ingresso: Grátis

Passeio de Barco – É do cais da Estação das Docas que sai o Barco da Vale Verde Turismo. Adoro esse passeio porque além de mostrar a cidade, apresenta as danças típicas da nossa região e, ainda por cima, se pode contemplar a cidade à luz do dia e a noite, já que o passeio sai à tarde e retorna por voltas das 19h. Tem que chegar uns 30 minutos antes para a retirada dos ingressos, o ideal é comprar assim que chegar à Estação das Docas.
Endereço: Galpão 1 da Estação das Docas (próximo à entrada do estacionamento)
Horário: 10h – 20h30 (terça à domingo)
Ingresso: R$50,00

Círio Musical – Se ainda tiver disposição pra curtir uma noite musical, ainda tem mais essa programação. Dizem que quem canta, reza duas vezes e é essa a proposta do Círio Musical, programado pela Arquidiocese de Belém. Desde o domingo do Círio até o dia 28 de outubro tem shows diariamente na concha acústica da Praça Santuário, com bandas locais e nacionais.
Endereço: Praça Santuário
Horário: 20h30
Ingresso: Grátis

Texto e Imagens: Colunista Dani Filgueiras, Portal Pará Trip