Quer mais leituras?

Voltar

!PULSA! Movimento Arte Insurgente com inscrições abertas para ações formativas

Mergulhar em processos criativos e vivências artísticas por meio de suas ações formativas. A ideia é conectar corpo, território e expressão, propondo um diálogo profundo entre artistas, produtores e a comunidade, as atividades são gratuitas e oferecem diferentes olhares e práticas para quem deseja explorar novas formas de criar e pensar.

Antes mesmo do evento principal começar, no entanto, uma iniciativa já movimenta a cidade, marcando o início dessa celebração da arte e cultura. Em parceria com o Espaço Eco Amazônias, o !PULSA! promove a Oficina Brincando com a Luz, ministrada pelo fotógrafo e educador Miguel Chikaoka.

Nos dias 26 e 27 de outubro, o encontro gratuito, que acontecerá das 8h às 11h, convidará os participantes a explorar a luz natural e a paisagem amazônica por meio de dispositivos de visualização e exercícios sensoriais. O resultado desse processo criativo será a Exposição Brincando com a Luz – !PULSA! no EcoAmazônias, que ficará em cartaz durante o evento principal, de 14 a 17 de novembro, oferecendo ao público uma imersão nas descobertas da oficina.

O Espaço Eco Amazônias, localizado no bairro do Jurunas, se destaca como um quintal amazônico repleto de açaizeiros, plantas nativas e uma intensa programação cultural que busca promover o cuidado com o ecossistema e a valorização das manifestações populares. Movido por esse compromisso, o espaço se une ao !PULSA! para fortalecer laços e criar novas experiências através da arte e da educação ambiental.

Já entrando no período oficial, a primeira ação formativa, com inscrição prévia, é a Residência Artística: Corpo-Espinho, que acontecerá na ETDUFPA de 6 a 11 de novembro, das 14h às 18h. Guiada por Allexandre Bomber e Maurício Pokemon, do Original Bomber Crew (PI), a residência parte do imaginário das plantas espinhosas para pensar os corpos e suas relações com a resistência. Em rodas de conversa, improvisações e experimentações gráficas, os participantes exploram a ideia de arranhar as expectativas estéticas, criando um fanzine coletivo que será apresentado ao final. Indicado às pessoas ligadas às danças urbanas, artes visuais e a comunidade em geral.

Enquanto isso, o Workshop “Troca de Saberes e Diálogos em Produção Cultural” ocupará a Associação Fotoativa, de 9 a 14 de novembro, das 10h às 13h. Sob a condução de Jaya Batista, a proposta é proporcionar um espaço de compartilhamento de estratégias criativas em gestão e produção cultural.

Outras atividades também convidam a pensar a arte a partir de abordagens menos convencionais. No dia 14 de novembro, a Residência “Dramaturgias do Corpo – Ficções a Partir da Carne, do Osso e da Pele” será realizada na ETDUFPA, conduzida por Jéssica Teixeira. A proposta é um mergulho nas memórias e desejos do corpo, buscando formas de dramaturgias que ultrapassem o teclado e o papel, explorando as narrativas ocultas na pele e nos ossos.

A força da escuta é também tema central do workshop “Imagem Latente Imagem Velada”, facilitado por Gabriela Carneiro da Cunha, que acontecerá no dia 15 de novembro, das 10h às 13h, na Fotoativa. Partindo de sua pesquisa no Projeto Margens, a artista propõe uma reflexão sobre como rios podem ser escutados e compreendidos como linguagens. O Tapajós, com sua história de contaminação pelo mercúrio, se torna símbolo dessa jornada.

Encerrando o ciclo de ações formativas, o workshop “Narrativas do Afeto – A Crítica que !PULSA!” será realizado em três dias (9, 10 e 16 de novembro), na Casa da Linguagem, das 10h às 12h30. Coordenado pelo crítico Kil Abreu, a atividade desafia a ideia tradicional de crítica, propondo uma abordagem mais empática e afetiva. O resultado será um diário crítico-afetivo que reunirá impressões e reflexões sobre o !PULSA!, com contribuições que vão além das palavras, explorando imagens e colagens.

Programação construída com escutarias

Conhecida por sua diversidade e vivacidade, a capital paraense pulsa com dança, cultura popular, terreiros, carimbó, escolas de samba, e a força do movimento LGBTQIAPN+, a cidade também oferece espaços independentes, onde a criatividade gera identidade e acolher o evento como uma celebração dessa efervescência cultural.

Para ser construída a programação do !PULSA!, a coordenação desta edição buscou entender e mergulhar na cidade e sua riqueza artística. Foi estabelecida uma “escutaria” – um processo de escuta ativa com a consultoria de Marise Mauês, Marcia Kambeba e Wlad Lima – para dialogar com representantes de diferentes movimentos e expressões culturais: do movimento negro e quilombola às artes cênicas e visuais, abrangendo também territórios públicos e artistas independentes.

A partir desse processo colaborativo, nasceu o “Circula que !PULSA!”, uma iniciativa que conecta a programação local a artistas de outras regiões, fortalecendo uma rede de espaços culturais na cidade. Com curadoria artística de Alexandre Sequeira, Lívia Condurú e Romário Alves, o evento busca integrar diversas regiões de Belém, do centro às periferias, e proporcionar a troca de ideias e expressões artísticas.

Assim, de 9 a 17, a programação do !PULSA! oferecerá ao público espetáculos teatrais, performances, instalações, várias ações reflexivas, pedagógicas e encontros que se revezam em diversos espaços culturais espalhados pela cidade, do chamado centro às periferias da capital. A programação completa estará no site do projeto: pulsa.art.br
A 3a edição do !PULSA! Movimento Arte Insurgente é totalmente gratuita, realizada através da Lei de Incentivo Federal, Ministério da Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, e realização das associações Olhares instituto cultural e Outra Margem.

Ações Formativas do !PULSA! Movimento Arte Insurgente

1. Oficina: Brincando com a Luz
Datas: 26 e 27 de outubro
Horário: Das 8h às 11h
Ministrante: Miguel Chikaoka
Local: Espaço Eco Amazônias
Descrição: Exploração da luz natural e da paisagem amazônica por meio de dispositivos de visualização e exercícios sensoriais.

2. Residência Artística: Corpo-Espinho
Datas: 6 a 11 de novembro
Horário: Das 14h às 18h
Guias: Allexandre Bomber e Maurício Pokemon (Original Bomber Crew)
Local: ETDUFPA
Descrição: Exploração das relações entre corpos e resistência, criando um fanzine coletivo.

3. Workshop: Troca de Saberes e Diálogos em Produção Cultural
Datas: 9 a 14 de novembro
Horário: Das 10h às 13h
Ministrante: Jaya Batista
Local: Associação Fotoativa
Descrição: Compartilhamento de estratégias criativas em gestão e produção cultural.

4. Residência: Dramaturgias do Corpo – Ficções a Partir da Carne, do Osso e da Pele
Data: 14 de novembro
Local: ETDUFPA
Ministrante: Jéssica Teixeira
Descrição: Mergulho nas memórias e desejos do corpo, explorando formas de dramaturgia.

5. Workshop: Imagem Latente Imagem Velada
Data: 15 de novembro
Horário: Das 10h às 13h
Facilitadora: Gabriela Carneiro da Cunha
Local: Fotoativa
Descrição: Reflexão sobre como rios podem ser escutados como linguagens, com foco no Tapajós.

6. Workshop: Narrativas do Afeto – A Crítica que !PULSA!
Datas: 9, 10 e 16 de novembro
Horário: Das 10h às 12h30
Coordenador: Kil Abreu
Local: Casa da Linguagem
Descrição: Abordagem empática da crítica, resultando em um diário crítico-afetivo.

Inscrições
Prazo para inscrição das oficinas:
Até 25 de outubro: Residência “Corpo-Espinho” e Workshop “Troca de Saberes”.
Até 1º de novembro: Workshops “Dramaturgias do Corpo”, “Imagem Latente Imagem Velada” e “Narrativas do Afeto”.
Mais informações e acesso aos formulários de inscrição: pulsa.art.br e linktr.ee/pulsamovimentoarteinsurgente

Fonte: Assessoria de Imprensa