Quer mais leituras?
VoltarPorto: A eterna Cidade Invicta
Aqui estou eu, finalmente, para vos escrever mais uma vez do “lado de cá”. É bom refletirmos sobre aquilo que sentimos e às vezes, num turbilhão de trabalho e emoções esquecemo-nos de ter tempo para nós e de fazer o que amamos. Eu amo escrever, por isso, sinto-me feliz por finalmente, ao fim de uma longa pausa, estar aqui para vos escrever o que sinto e vivo em lugares bonitos de Portugal.
Escrever apaixona-me e os lugares alimentam esta paixão. Por isso é tão importante para mim explorar novos espaços e conhecer novas cidades. Há viagens que são um verdadeiro combustível para o nosso dia-a-dia. Mas também devo confessar que existem lugares que já fazem parte da minha rotina e que nunca me cansam. Por esse motivo, hoje vou falar-vos sobre a cidade onde vivo: o Porto.
O Porto é uma cidade que me inspira. É romântica nas suas paisagens e alegre pela sua gente. O Porto é uma cidade incrível (mesmo sendo suspeita por viver aqui arrisco em escreve-lo). Esta é uma cidade bastante ativa e feliz. Há certos locais, mais centrais, que não posso deixar de vos aconselhar: a Avenida dos Aliados, a Estação de comboios de São Bento, a icónica Ribeira, a Foz do Douro, as inúmeras Igrejas, a Livraria Lello, a Igreja e Torre dos Clérigos, o Jardim das Virtudes, a Rua Santa Catarina e o Mercado do Bolhão são alguns dos locais que devem apontar já na lista se vierem brevemente visitar o Porto.
Vivo nesta cidade marcada pelo fado, pelas pessoas que falam alto, onde cada palavrão significa um vírgula. Uma cidade marcada pela sua gastronomia (não podem deixar de experimentar a comida típica do Porto que é a Francesinha), uma cidade marcada pelos barcos rabelos, pelos mercados, pelo artesanato, pelo célebre Vinho do Porto e claro, pelo encanto do seu pôr do sol e pela sua leveza.
É muito fácil viver no Porto, é fácil viver numa cidade pela qual me apaixono, todos os dias. O Porto, a grande “cidade invicta” como muitas vezes é chamada, é uma cidade com um sentimento sem fim, como se tudo na cidade nos transmitisse algo e falasse connosco. Quero convidar-vos a visitar o Porto para se perderem comigo, nesta paixão. Mas antes, desejo que todos vocês vivam igualmente numa cidade pela qual são apaixonados. É ótimo explorarmos lugares novos, mas também é excelente termos lugares na nossa vida, que quando nos sentimos perdidos, sabemos que apenas temos de lá voltar para nos encontrarmos. E eu sei que, para me encontrar, nos momentos em que me sinto só, só preciso de respirar o ar da minha cidade e sentir o que ela me transmite.
Poderia escrever um livro apenas sobre a cidade do Porto. Todas as palavras são insuficientes para descrever o que esta cidade é o que ela significa. Mas espero que esta descrição tenha aguçado a vossa curiosidade pelo Porto, pela gente e costumes do Norte. Termino assim com esta reflexão e com uma célebre frase sobre esta cidade encantada: ” O Porto não é uma cidade, é um sentimento.”
Texto e imagens: Joana Aleixo, Colunista Pará Trip
De Porto, Portugal