Quer mais leituras?
VoltarPlano de expansão da Azul Linhas Aéreas contempla voos de Belém para Salinópolis
A empresa Azul Linhas Aéreas divulgou o seu plano de expansão de voos comerciais no Estado do Pará, durante reunião realizada no último 14 de setembro, no Palácio do Governo, em Belém. No anúncio, a Azul, que opera voos comerciais em cinco destinos paraenses (Belém, Altamira, Santarém, Marabá e Carajás), passará a operar até 2022 em mais 14 novas cidades paraense, dentre elas, o município turístico de Salinópolis.
Durante o evento, o governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, destacou que o aeroporto de Salinópolis, inagurado em 16 de julho passado, aguarda até o final do mês de setembro a homologação pela Agência Nacional de Aviaçao Civil (Anac) para operar voos comerciais e que, para tanto, utilizará aeronaves com capacidade de até 60 passageiros. O governador afirmou que com o aeroporto “o Estado garantiu a infraestrutura necessária para unir esforços com a iniciativa privada: resort, hóteis”.
Helder Barbalho ressaltou ainda que a ampliação da malha aeroviária da Azul ocorreu após o Estado reduzir a tributação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do QAV (Querosene de Aviação) por meio do Decreto estadual nº 1.840, de 3 de setembro de 2021, que estimula as companhias aéreas a operar em rotas regionais e, em contrapartida, as companhias aéreas investirão no setor.
O diretor de relações institucionais da Azul, Marcelo Bento, explicou que o plano de expansão da companhia está distribuído em três fases de implementação. Ele frisou que “o Pará renasceu como produto turístico nos últimos anos. Estamos aqui para ficar. Trazemos segurança aos negócios, uma vez que temos uma frota diversa, que garante a integração e o deslocamento no Estado, que tem dimensões continentais”.
Plano Azul
A primeira fase do plano contempla para novembro próximo que a subsidiária “Azul Conecta” opere nove novos destinos: Itaituba, Porto Trombetas, Breves, Monte Dourado, Almeirim, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. Já na segunda fase, o plano prevê para dezembro deste ano as operações em Salinópolis, Tucurui e Paragominas.
Para a terceira fase do plano, que ocorrerá em abril de 2022, as cidade de Itaituba e Porto Trombetas passarão a ser atendidas por aeronaves do tipo ATR 72-600.
Marcelo Bento celebrou que Belém está com uma recuperação mais acelerada que o restante da malha aérea doméstica brasileira. “56% dos assentos oferecidos em Belém são feitos pela Azul. Somos a maior operadora. A oferta de assentos atual é maior do que no período pré-pandemia”, disse.
Por Isa Arnour, jornalista do site Pará Trip
Imagens: Agência Pará