Quer mais leituras?

Voltar

Museu de Arte de Belém recebe exposição sobre o Ver-o-Peso

Revisitar o passado e refletir sobre as vivências do entorno do centro histórico da cidade. Esse é o objetivo que, nesta quinta-feira, 28, o Museu de Arte de Belém (Mabe) abre a exposição “Novos Olhares Sobre O Mabe – Intercâmbio Museu /Comunidade [ Ver-O-Peso]”, na Sala Antonieta Santos Feio.

A mostra resgata uma vídeo exposição, realizada em 2021, e busca, através de seu acervo, apresentar a relação existente entre o museu e a população belenense. De forma totalmente gratuita, a exposição estará aberta ao público de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados e domingos, das 9h às 13h.

“A mostra revisita esse momento que o museu encontrava-se em restauro e fechado ao público, mas buscava se aproximar da comunidade em nosso entorno, oferecendo ao público a exibição da mostra virtual, que foi projetada uma vez só na fachada do Solar da Beira e ficou por algum tempo disponível no canal da Fumbel no You Tube. A ideia é apresentar ao público um número significativo de pinturas em tela e fotografias pertencentes ao acervo do Mabe, destacadas na vídeo-exposição e obras outras que se relacionam com o universo Ver-o-Peso”, conta a diretora do Mabe, Nina Matos.

Com curadoria de Nina Matos, a nova exposição apresenta o total de 43 obras de artistas, expressando sua paixão pela arte. O acervo é composto por obras de Moacir Couto de Andrade, Leônidas Monte, Dina Oliveira, Geraldo Teixeira, Paolo Ricci , Pierre Verger, Emanuel Nassar, Sérgio Melo, Ângelo Guido, Ronaldo Moraes Rego, Pinto Guimarães, Luís Gonzaga Neves, M. Melo, Benedicto Mello, Antar Rohit, Irene Azevedo, Marinaldo Santos, Elieni Tenório, Luiz Braga, Miguel Chicaoka, Antonieta Santos Feio, Janduari Simões, Waldemar da Costa e Klinger Carvalho.

“O Ver-o-Peso há muito deixou de ser apenas uma feira livre, na qual se negocia toda espécie de produtos, para solidificar-se a cada dia, como um importante museu vivo de práticas culturais, no qual o imaginário Amazônico se reproduz, transforma-se e se perpetua. Nesta mostra, o interesse maior é o de estar presente nesse museu vivo que é a feira do Ver-o-Peso, promovendo intercâmbio cultural de forma mais incisiva, buscando trocas mais diretas tanto com os feirantes que lá vivenciam seu ganha pão, quanto ao público de frequência diária em busca de alimentos e demais interesses, trabalhando a memória, os fazeres e os saberes tradicionais cultivados”, reforça Nina Matos.

Acervo Mabe – Para além da exposição na sala térrea, o público poderá visitar a mostra de longa duração do acervo, distribuídas nas oito salas do andar superior, que apresenta obras bi e tridimensionais dos séculos XIX, XX e XXI, além de obras de artistas locais, nacionais e estrangeiros.

O museu se destaca por possuir obras que foram produzidas no contexto do ciclo da borracha na Amazônia e por sua iconografia com a representação de cenas de Belém e seus habitantes, que reflete aspectos culturais e sociais da região.

Serviço

“Novos Olhares Sobre O Mabe – Intercâmbio Museu /Comunidade [ Ver-O-Peso]”.

Período – 28 de novembro de 2024 a 1º de fevereiro de 2025.

Local: Sala Antoniea Santos Feio – Museu de Arte de Belém – Palácio Antonio Lemos.

Visitação – Terça a sexta, das 9h às 16h. Sábados e domingos, das 9h às 13h