Quer mais leituras?

Voltar

Já pensou em se divertir fazendo uma boa ação?

Junte contato com a natureza, ar puro, passeio de bike, amigos reunidos e aquele abraço apertado com um sorrisão no rosto e me diz se não é uma boa combinação pra um fim de semana perfeito? Se for grátis, melhor ainda né? E se ainda ajudar alguém, não é pai d’égua? Pois só te digo que tem em Belém e, provavelmente, tem algo nessa direção em várias cidades desse mundão de meu Deus.
Aqui, na cidade das mangueiras, essa programação tem nome e sobrenome: Ponto de Apoio. O projeto, que acontece no Parque do Utinga (que é um dos espaços mais lindos de Belém), oferece passeios em bicicletas adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida, tudo na faixa e na maior boa vontade (legal, né?).
Eu e Kadu somos voluntários nesse projeto e a vovó, que tem 86 anos, foi a primeira idosa a fazer o passeio. Pensa na alegria que ela sentiu ao andar de bike depois de mais de 50 anos e o melhor, ao lado do neto. Pensa que podes ter a mesma alegria que ela ou que a do Kadu, ao levar a avó nesse passeio.
Se tens mobilidade reduzida ou conheces alguém que tem, já deves tá falando: jura?!? Conta mais. Se não és o público alvo, deves tá pensando: puxa! Tava bom demais pra ser verdade… Calma gente. Tem diversão pra todo mundo, garanto.
Então, vamos por partes.

Ponto de Apoio pra quem tem mobilidade reduzida: Se nunca andaste de bicicleta ou nem lembras mais qual é a sensação do ventinho no rosto, essa é a tua chance de correr atrás do prejuízo e, de quebra, dentro de uma área de reserva ambiental, bem no meio da cidade. No caminho vais passar pelos Lagos Bolonha e Água Preta, manancial de água que abastece a cidade, além de teres contato direto com a natureza. Serás conduzido em uma das bikes vermelhas que se destacam na paisagem e por voluntários que vão pedalando pra ti.

Ponto de Apoio pra todo mundo: Podes te tornar voluntário e pedalar pelo parque em uma das bicicletas lindonas do projeto. Não te preocupes com a responsabilidade porque a equipe dá um treinamento antes, mas já fiques sabendo que precisa de jeito e um pouco de força pra cumprir essa missão. Se achas melhor não encarar a vermelhinha, podes ir pedalando uma bike comum e ser o “guia” do passeio. A diversão e a satisfação são garantidas. Vai por mim.

Endereço: Parque do Utinga – Passando a ponte (Av. João Paulo II, S/N)
Quando: Primeiro fim de semana do mês
Horário: Os passeios acontecem de 8h às 12h. De hora em hora.
Ingresso: Grátis. Para participar basta se inscrever na página do projeto no Facebook: www.facebook.com/PontodeApoioPA

Texto: Dani Filgueiras, Colunista Pará Trip
Imagens: Dani Filgueiras e Lidiane Sousa