Quer mais leituras?
VoltarGastronomia: Pará é o destino do prêmio nacional Dólmã e do festival Enchefs Brasil 2021
Após disputar com diversos estados nacionais, o Pará, foi o grande escolhido para sediar dois dos mais esperados eventos gastronômicos do ano: O Festival Enchefs Brasil, que vai ser realizado nos dias 1, 2 e 3 de dezembro e o Prêmio Nacional Dólmã 2021, que vai ocorrer nesta sexta-feira, 3 de dezembro, em uma cerimônia de premiação, vai receber os chefs indicados, os chefs embaixadores e importantes convidados que passarão pelo “Tapete Vermelho” da gastronomia Brasileira.
Belém receberá nesta semana, os chefs mais premiados do país, que participarão da cerimônia de premiação, assim como o presidente do comitê gastronômico nacional, Geraldo Guerra e o Diego Souza coordenador estadual, que já se encontram na cidade. O evento está sendo arquitetado pela empresa paraense GM Expert, proporcionando aos convidados e ao público, uma experiência única.
Os projetos são itinerantes e já passaram pelos estados de Pernambuco (2014), Mato Grosso do Sul (2015), Amazonas (2016), Ceará (2017), Goiás (2018) e Piauí (2019), e agora é a vez do Pará ser a célula mais importante da gastronomia brasileira com o maior encontro de Chefs do Brasil e com a premiação máxima da gastronomia. O legado deste evento para o nosso estado é tão grande, que circula pela Assembleia Legislativa do Pará, uma PL em comemoração ao Dia do(a) Chef de Cozinha, a ser celebrado no dia 9 de março, em homenagem ao maior ícone da gastronomia paraense a Chef Paula Martins.
Durante a programação oficial do Festival Enchef Brasil 2021, serão realizadas aulas-shows com chefs embaixadores de vários estados brasileiros, formando uma verdadeira fusão de saberes e sabores. Além disso, será realizada uma Vernissage Gastronômica com apresentação de manifestações culturais e gastronômicas dos estados, mas principalmente do estado que sedia o evento, o Pará.
Os Chefs Embaixadores e os Chefs Indicados ao “Oscar da Gastronomia” terão a oportunidade de fazerem uma imersão na cultura e na gastronomia paraense, além de participarem da edição nacional do Fórum Brasileiro, onde será apresentado e discutido o tema de interesse comum à sociedade, acerca dos biomas das regiões do Brasil, como estão sendo explorados e preservados.
O que é o Prêmio Dólmã?
O prêmio nacional Dólmã, foi idealizado pelo presidente do Instituto Multidisciplinar, Geraldo Guerra Junior, em junho de 2013, após um estudo de mercado que identificou a existência de poucas oportunidades para os chefs de cozinha serem reconhecidos pelo importante trabalho realizado em seus estados. A premiação Dólmã, em um único momento, reúne em uma consonância de saberes, os profissionais de cozinha de todos os estados brasileiros.
A Gastronomia que vem se destacando como uma das áreas que mais crescem, juntamente com o turismo, é um assunto presente em todas as manifestações sociais, culturais e artísticas. O Prêmio Nacional Dólmã vem para reafirmar, reconhecer e valorizar o trabalho e a dedicação dos profissionais que se destacam na gastronomia e que contribuem para o aquecimento da economia dos seus estados e do Brasil. A premiação mudou a geografia gastronômica brasileira, oportunizando estados e profissionais a se destacarem, inclusive internacionalmente.
O que é o Festival Enchefs?
O Festival Enchefs Brasil é a reunião dos chefs indicados ao Prêmio Nacional Dólmã, dos chefs embaixadores, dos coordenadores dos Enchefs Estaduais e dos chefs locais, estudantes, empresários, gestores de entidades públicas e privadas e apreciadores da gastronomia de todo o país. Na ocasião, os chefs indicados usam as vestimentas dólmã oficiais da premiação, que a cada edição homenageia o estado anfitrião, juntamente com os aventais estampados pelas bandeiras dos seus respectivos estados. Durante a execução do festival, são realizadas Intervenções Gastronômicas, Aulas Show, Encontros Científicos, Palestras, Degustações. O Festival Enchefs Brasil é um dos mais importantes eventos gastronômicos que valoriza a cultura, o turismo e desenvolvimento da economia local e nacional.
Cerimônia de Premiação
A Cerimônia de premiação é a culminância de todas as atividades desenvolvidas no ano de realização, e abarca desde as pesquisas, passando pelas indicações, pelas votações, até o resultado final, possibilitando o encontro e a troca de experiências da gastronomia dos estados brasileiros com as artes, a moda, a cultura e o profissionalismo local. Todos os chefs indicados participam da cerimônia e só sabem do resultado da premiação quando os lacres dos envelopes são rompidos para o tão aguardado anúncio dos nomes dos chefs premiados do ano. A cerimônia de premiação do Dólmã é considerada, inclusive pela imprensa nacional, como o “tapete vermelho” da gastronomia brasileira.
Desenvolvida para ser o símbolo de desejo dos chefs de cozinha, a Estatueta Dólmã é um patrimônio da gastronomia dos estados brasileiros que em uma unicidade representam a gastronomia do Brasil.
“Para nós da GM Expert, é um prazer e uma honra enorme poder estar a frente deste evento tão grandioso para a gastronomia nacional, e como paraenses papa-chibé que somos, valorizamos e compreendemos a importância de sediar o Festival Enchefs e o Prêmio Dólmã na capital criativa da gastronomia, por que isso é uma janela que dá visibilidade à nossa cultura, ao nosso povo e ao nosso Estado”, comenta Marcos, diretor da GM Expert, realizadora do evento no Pará.
PERÍODO DE EXECUÇÃO:
Festival Enchefs Brasil: 01 a 03 de dezembro
Cerimônia Prêmio Nacional Dólmã: 03 de dezembro
LOCAL DE REALIZAÇÃO DA CERIMÔNIA:
Espaço São José Liberto
IMERSÃO GASTRONÔMICA:
01 de dezembro
FÓRUM BRASILEIRO:
02 de dezembro
Local: UNAMA Centro
REDES SOCIAIS DO EVENTO:
FACEBOOK: https://www.facebook.com/premionacionaldolma/
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/premiodolma/
PROGRAMAÇÃO:
Festival Enchefs Brasil Pará 2021
MANHÃ – DIA 01/12
Horário: 09h às 12h
Atividade: Workshop Imersão na Cultura Gastronômica do PARÁ
Local: Universidade da Amazônia – UNAMA (Av. Alcindo Cacela, 287 – Umarizal, Belém – PA)
(evento fechado para os Chefs Embaixadores e Chefs Indicados e Convidados)
TARDE/NOITE
DIA 01/12
Horário: 14h às 21h
Atividade:
– Aulas SHOWS dos(as) Chefs Embaixadores(as) – Fusão dos Estados
– Vernissage Gastronômica
Local: Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n – Jurunas, Belém – PA)
(evento aberto, entrada franca, com o controle necessário e sem aglomeração)
DIA 02/12
Horário: 09h às 12h
Atividade: Fórum Brasileiro – O Brasil no Pará e Pará o Brasil
Local: Universidade da Amazônia – UNAMA (Av. Alcindo Cacela, 287 – Umarizal, Belém – PA)
(evento fechado para os Chefs Embaixadores, Chefs Indicados e Convidados)
TARDE/NOITE
DIA 02/12
Horário: 14h às 21h
– Aulas SHOWS dos(as) Chefs Embaixadores(as) – Fusão dos Estados
– Vernissage Gastronômica
Local: Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n – Jurunas, Belém – PA)
(evento aberto, entrada franca, com o controle necessário e sem aglomeração)
Cerimônia – Prêmio Nacional Dólmã Pará 2021
NOITE – DIA 03/12
Horário: 19h às 23h
Atividade: Evento Festivo e entrega das Estatuetas DÓLMÃ aos Chefs premiados
Local: Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n – Jurunas, Belém – PA)
(evento fechado para os Chefs Embaixadores, Chefs Indicados, Autoridades e Convidados)
*(as atividades da programação poderão sofrer alterações sem aviso prévio, mas os dias estão confirmados e já agendados)
REALIZAÇÃO:
Comitê da Gastronomia Brasileira (Instituto Multidisciplinar)
ORGANIZAÇÃO
GM Expert Eventos
E-mail: experteventosgm@gmail.com
Instagram: https://www.instagram.com/gmexpert/
Contatos: 983869893/ 989527334
PATROCÍNIO
Lei Semear, Equatorial Energia, Alepa e BAT
APOIO
Deputado Dirceu Ten Caten, Alepa, Setur, Secult, Fundação Cultural do Pará (FCP), BAT Brasil e Sebrae.