Quer mais leituras?

Voltar

Festival Amazônico de Gastronomia celebra a culinária e a música paraense

Nos dias 24 e 25 de agosto, o Parque da Residência será o grande palco do Festival Amazônico de Gastronomia, um evento gratuito e aberto a todas as idades. Com curadoria do chef paraense Thiago Castanho, a iniciativa festeja a rica cultura e a culinária paraense unindo gastronomia, música e encontros em uma programação dinâmica.

“A ideia é oferecer um evento em que as pessoas possam se conectar, provar comida de várias barracas, assistir aulas-show de gastronomia, divertir as crianças, ver shows de música e curtir a nossa cultura (tanto gastronômica quanto musical) em dois dias especiais”, diz Thiago Castanho.

Gibson Massoud, idealizador do evento, destaca que o festival é pensado para todos os públicos e idades. “A programação é para toda a família. O público pode almoçar, jantar ou lanchar no evento e curtir uma programação variada, que vai das 10h às 22h”, conta. O Festival Amazônico de Gastronomia também é um evento pet-friendly.

O Festival Amazônico de Gastronomia tem patrocínio da Agropalma e do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura, e apoio da Secretaria de Cultura do Pará (Secult-PA), e das rádios Cultura e Unama FM. A realização é da Sonique Produções.

Gastronomia paraense presente com chefs locais, pratos clássicos e inovações criativas

Na área externa do festival, 14 chefs renomados prepararão ao vivo uma variedade de pratos que representam o melhor da culinária paraense.

Eles oferecerão clássicos da gastronomia regional que todos conhecem e amam, mas também novas propostas de pratos regionais para o público – que terá várias opções de salgados, doces e ainda drinks autorais com ingredientes regionais.

Entre os confirmados, estão restaurantes de variados segmentos, como Barraca da Fafá, Casa Igá, Tacacá do Renato, Padaria Verderosa, Satoshi e O Rei do Tucupi. Os expositores prometem surpreender quem visitar as barracas com muito sabor, tradição e inovação.

Thiago Castanho espera que o Festival Amazônico de Gastronomia abra várias portas para entusiastas da cozinha e para o público. “Belém é uma cidade com tradição gastronômica desde sua fundação, reconhecida nacional e internacionalmente. Eventos como este ajudam a conectar chefs locais com o mundo”, diz.

O renomado chef paraense complementa com um relato pessoal: “Há alguns anos, o ‘Ver-o-Peso da Cozinha Paraense’ foi decisivo no início da minha carreira. Cresci em uma cozinha familiar e, através daquele evento, pude explorar o potencial da gastronomia além das minhas experiências iniciais. Agora, espero que o Festival Amazônico de Gastronomia faça o mesmo por outras pessoas”.

O festival também contará com duas aulas-show, onde os chefs Irina Cordeiro e Edvaldo Caribé compartilharão o passo a passo de suas receitas, e palestras sobre música paraense.

Negócios: feira de pequenos produtores no Teatro Gasômetro coloca empreendimentos locais em destaque

No interior do Teatro Gasômetro, 12 empreendimentos locais expõem e comercializam produtos prontos, como chocolates, geleias e cachaças, em um ambiente que valoriza a economia local.

Thiago Castanho destaca que a iniciativa aproxima produtores e público. “A Feira conecta marcas que já trabalham há muito tempo e que às vezes não são tão conhecidas por públicos de ‘bolhas’ diferentes. Colocamos todos juntos em contato com um público diverso, que pode se tornar consumidor de produtos que ainda não conhece”, observa.

Entre os expositores, estão marcas variadas como Sabor de Bragança, Amazonique, Filha do Combu, Égua do Pudim, Bolo de Cristal e Abelhas Raras.

“A feira é uma maneira de mostrar ao público o que temos de melhor no mercado de insumos da região amazônica. Muitos dos que estarão lá são fornecedores de grandes chefs de Belém. Também é papel do projeto dar essa vitrine e gerar negócios para os produtores,” comenta Gibson Massoud.

Shows gratuitos: no palco, muita música ao vivo e tradição cultural paraense

O festival também promove a música paraense com uma programação musical diversificada que, no sábado (24), inclui apresentações de Arraial do Pavulagem, Manoel Cordeiro, Os Mansos, Baile do Mestre Cupijó, Carimbó Selvagem e Veropa Sessions com Eduardo du Norte.

No domingo, se apresentam Charme do Choro, Sancari, Priscila Cobra convida Mestre Jaci e Os Caçulas da Vila, Trio Manari, Orquestra Aerofônica e Hamilton de Holanda.

Para Gibson, a união entre gastronomia e música no festival é uma celebração da identidade paraense. “Música e gastronomia são as duas expressões pelas quais somos mais reconhecidos. Poder juntar essas duas paixões do paraense em um festival é muito empolgante para nós”, diz.

Atividades divertidas para as crianças e toda a família

O Festival Amazônico de Gastronomia oferece uma programação pensada para todas as idades, com um espaço dedicado às crianças, que inclui teatro de bonecos, contação de histórias, Pedro Bolha e oficinas de percussão com materiais reciclados.

Confira a programação de shows, aulas-show e atividades infantis do Festival Amazônico de Gastronomia:

PROGRAMAÇÃO MUSICAL:
Dia 24 de agosto:
12h às 13h: Os Mansos
14h às 15h: Carimbó Selvagem
15h30 às 16h30: Manoel Cordeiro
17h às 18h: Veropa Sessions + Eduardo du Norte
18h20 às 19h20: Baile do Mestre Cupijó
20h às 21h30: Arraial do Pavulagem

Dia 25 de agosto:
12h às 13h: Charme do Choro
14 às 15h: Sancari
15h30 às 16h30: Priscila Cobra convida Mestre Jaci e Os Caçulas da Vila
17h às 18h: Orquestra Aerofônica
18h20 às 19h20: Trio Manari
20h às 21h30: Hamilton de Holanda

AULAS-SHOW:
Dia 24 de agosto:
13h00: Chef Irina Cordeiro
Cuscuz hidratado no tucupi com peixe amazônico e salada de feijão manteiguinha

Dia 25 de agosto:
13h00: Chef Edvaldo Caribé
Filhote “de sol” com baião de dois amazônico.
Uma fusão da cozinha amazônica com nordestina.

Dias 24 e 25 de agosto:
11h00: Trufas: método prático e rápido para crianças, com Rennan Mesquita
Capacidade: 20 crianças

PROGRAMAÇÃO INFANTIL:
Dia 24 de agosto:
12h20 às 13h: Contação de História com Otânia Freire
14h20 às 15h: Teatro de Bonecos com Leonel Ferreira
15h30 às 16h30: Pedro Bolhas com Pedro Bolhas
17h às 18h: Oficina de Percussão com material reciclável com Zet

Dia 25 de agosto:
12h20 às 13h: Contação de História com Folhas de Papel
14h20 às 15h: Teatro de Bonecos com Leonel Ferreira
15h30 às 16h30: Pedro Bolhas com Pedro Bolhas
17h às 18h: Oficina de Percussão com material reciclável com Zet

LISTA DE RESTAURANTES E CHEFS (stands na área externa):
1) Tacacá do Renato – Chef Conceição Souza
2) Barraca da Fafá – Chef Fafá
3) Dois Sabores – Culinária Paraense e Baiana – Chef Brenda Almeida
4) Yamaga – Chef Jun Yamaga
5) Padaria Verderosa – Chef Petra Marron
6) Sushi Ro – Chef Roberto Satoshi Niitsuma
7) Muamba bar – Mixólogo Yvens Penna
8) Edvaldo Caribé – Chef Edvaldo Caribé
9) Celeste – Chef Esther Weyl
10) O Rei do Tucupi – Chef Renato Mendes
11) Barbudo Fogo e Fumaça – Chef Marcus Lemos
12) Eugenia – Chef Solange Saboia
13) Casa Igá – Chef Oriana Bitar
14) Mirakuru – Chef Thyago Guarani 0

CHOPP ARTESANAL:
Cervejaria Uriboca
Cervejaria Caruana

EXPOSITORES – Feira de Sociobiodiversidade (Espaço do Teatro do Gasômetro):
1) Sabor de Bragança
2) Filha do Combu
3) Cachaça Índiazinha
4) Florisa Vinhos
5) Bolo de Cristal
6) Égua do Pudim
7) AMZ Gin
8) Abelhas Raras
9) Hidromel
10) Umami Sorvetes
11) Maruá – Experiência Ancestral
12) Amazonique

[SUGESTÃO DE BOX]: Sushi com tapioca e cumaru, Pão de Açaí, ‘Mac n’ Cheese do Marajó’ e mais

Entre as opções disponíveis, alguns dos pratos se destacam pela criatividade e inovação com os ingredientes regionais. Confira alguns dos destaques criativos que estarão disponíveis no Festival Amazônico de Gastronomia:

Yamaga – Chef Jun Yamaga:
HOT-ROLL NIPO-PARAENSE: Sushi frito empanado com tapioca, recheado caprichosamente. Acompanhado de molho tarê acrescido com um toque especial de cumaru, conferindo uma profundidade aromática única. Uma fusão perfeita entre a tradição japonesa e o sabor marcante da Amazônia.

Padaria Verderosa – Chef Petra Marron:
HAMBÚRGUER DE FEIJÃO SANTARÉM NO PÃO DE AÇAÍ: O sabor marcante do açaí em uma combinação incrível com o blend de feijão. O ketchup artesanal de acerola torna essa experiência ainda mais surreal.

Mirakuru – Chef Thyago Guarani:
CUIA DE SHAWARMA: Carne de porco curada no tucupi assada na churrasqueira vertical. Hommus de feijão manteiguinha. Macaxeira frita.

Barbudo Fogo e Fumaça – Chef Marcus Lemos:
FRITO DO BARBUDO + Mac’n’cheese do Marajó: Versão do frito do vaqueiro, feito com cupim defumado confitado na própria gordura e um toque de tucupi negro, acompanhado de massa artesanal em formato de caracol, urucum e queijo de búfala da ilha do Marajó.

O Rei do Tucupi – Chef Renato Mendes:
Bolo Paraense: Massa aromatizada com cumaru, recheada com geleia de cupuaçu e brigadeiro de castanha do Pará.

Celeste – Chef Ester Weyl:
Barriga de porco com purê de maniçoba e jambu fresco

SERVIÇO: FESTIVAL AMAZÔNICO DE GASTRONOMIA
Data: 24 e 25 de agosto
Local: Parque da Residência, Belém – PA
Horário: Das 10h às 22h
Entrada: Gratuita
Atrações: Chefs renomados, feira de pequenos produtores, programação musical, aulas-show, palestras e atividades infantis.
Redes Sociais: https://www.instagram.com/fest.amazonicodegastronomia/

Fonte: Assessoria de Imprensa