Quer mais leituras?

Voltar

Exposição fotográfica mostra que saúde é a base de uma vida feliz

Há um impacto social transformador que uma unidade de saúde provoca na comunidade para a qual atende. Essa perspectiva inspirou uma bela e poética exposição fotográfica, que será apresentada aos paraenses, a partir das 14h30 do dia 25 de julho, no charmoso Espaço São José Liberto, em Belém (PA).

“Eu, depois de ti” mostra 40 imagens captadas pelo olhar sensível e atento do fotógrafo paraense Otávio Henriques. Elas reproduzem cenas comoventes de mães com seus filhos — todos eles nascidos no Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB).

“Sempre gostei de contar histórias através das fotografias. Mostrar em detalhes narrativas de vidas e lugares que, às vezes, não são percebidos a olho nu. Tenho uma inspiração muito forte dos fotógrafos paraenses”, observa Otávio.

A exposição, ele diz, retrata esse olhar — o cotidiano das mães no cerne da sua família após a alta hospitalar. “Toda a naturalidade e realidade de oito famílias, de diferentes classes sociais, protagonistas de suas histórias”, afirma o fotógrafo.

Stephanie Valdivia, diretora do Materno-Infantil, observa que a mostra pode estimular inúmeras reflexões. “Todos os dias presenciamos histórias emocionantes de mães que vêm ao hospital e, quase sempre, elas se surpreendem com a qualidade do serviço púbico que recebem”, revela a diretora.

Para quem trabalha no Hospital Materno-Infantil de Barcarena, afirma Stephanie, a exposição mostra que cada paciente tem sua história e essa condição deixa todos os profissionais orgulhosos de seu papel. “É um trabalho que inspira e reforça a missão social do hospital”, acrescenta a diretora.

A ideia de produzir uma exposição fotográfica surgiu do fato de que este foi o primeiro ano em que o Hospital Materno-Infantil de Barcarena comemorou o Dia das Mães — a unidade do Governo do Pará iniciou o atendimento ao público em outubro de 2018, sob gestão da Pró-Saúde, por meio de um contrato firmado com a Secretaria de Saúde Pública do Pará.

**Talento paraense**

Para viabilizar a mostra, o hospital abriu uma seleção de fotógrafos paraenses por meio do Programa de Voluntariado da Pró-Saúde. A intenção foi valorizar os talentos locais. Otávio Henriques foi o selecionado.

Formado em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado do Pará, Otávio descobriu-se fotógrafo em 2009, quando passou a retratar o cotidiano das pessoas em Belém e dos lugares por onde passou. Atualmente, trabalha como fotojornalista e ministra aulas e oficinas de fotografia.

No Instagram, a rede social de fotos, o trabalho de Otávio Henriques é acompanhado por quase 13 mil seguidores. A exposição será itinerante, ou seja, vai ser levada para vários locais. Nesta estreia, porém, contou com a parceria do IGAMA (Instituto de Gemas e Joias da Amazônia), que cedeu espaço para sediar a mostra.

**Parceiros e agradecimentos:**
Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (IGAMA) — Espaço São José Liberto
Otávio Henriques, fotógrafo voluntário
Grupo de Trabalho e Humanização do HMIB

**Mães:**
Renata Maciel Farias
Renata das Dores da Silva
Barbara Sueyle Pimentel Santos
Luana Damasceno Melo
Maildes dos Anjos Ramos Santos
Hanna Sacramenta Pereira
Eliana Cunha Holanda
Ana Rita Duarte Carvalho

**Serviço:**
Local: Espaço São José Liberto
Abertura: 25 de julho (quinta-feira), às 14h30
Período da exposição: de 25 de julho a 4 de agosto.
Horário de visitação: terça a sábado, das 9h às 18h. Domingos, das 10h às 16h.