Quer mais leituras?
VoltarEllie Valente traz a força do rock e ressalta o papel da mulher
No mês dedicado à luta das mulheres por igualdade, cantora e guitarrista lança single e videoclipe intitulado “Bela Moça”. Registros chegam às plataformas digitais nesta sexta-feira (22).
Da submissão à liberdade de ser o que quiser, a imagem da mulher “bela, recatada e do lar”, idealizada pelo patriarcado, cai por terra em “Bela Moça”. A canção composta pela cantora e guitarrista Ellie Valente levanta reflexões sobre o feminismo e exalta a força da mulher. É no mês dedicado à luta feminina que Ellie lança seu primeiro trabalho autoral. O single e o viodeoclipe de “Bela Moça” chegam à internet, nesta sexta-feira (22).
A canção é retrato da vida de muitas mulheres, não só no Brasil, mas também no mundo. A composição é assinada por Ellie Valente, Liège e Lívia Mendes e conta a participação da rapper Bruna BG. O single é acompanhado do videoclipe com roteiro e direção de Caroline Torres. A faixa faz parte do primeiro álbum autoral, que será lançado em Belém na íntegra nos próximos meses.
Antes chamada Elaine Valente (seu nome original) e dedicada à nova fase da carreira, a guitarrista se reinventa e inicia este novo tempo com o nome artístico Ellie Valente.
O desejo pessoal de seguir novos rumos profissionais tocando, experimentando e criando sua nova identidade resultou na dedicação integral à produção de seu primeiro trabalho autoral como guitarrista, compositora e cantora. “Passei muitos anos acompanhando outros artistas como instrumentista. E nesta ânsia de existir musicalmente com o meu trabalho, inicio essa nova fase na minha carreira. Ao longo de dois anos, decidi que iria cantar e compor no meu disco autoral, que vem com a pegada rock”, conta Ellie.
Para marcar o início dessa nova fase, a primeira canção e videoclipe se chamam “Bela Moça”. Esta foi a primeira composição e a primeira canção de Ellie a ser gravada em estúdio. “Ela foi a primeira em tudo. Coincidiu com esta data emblemática que é o mês dedicado às mulheres – reflexões, conquistas e o nosso papel na sociedade. Ela tem letra sarcástica e remete à polêmica de padrões femininos que surgiu com a ex primeira dama Marcela Temer. Bela Moça é um retrato do empoderamento feminino”, reforça a cantora.
Feito de forma independente, o clipe foi roteirizado e com direção de Caroline Torres. Para Ellie, só uma mulher poderia transformar a letra da canção em uma história no audiovisual. O processo de criação e roteirização foi feito à distância, já que Ellie mora em São Paulo. “Desde quando o convite foi feito, trocamos muitas ideias para a construção do roteiro até chegar a gravação do clipe em Belém. Para nós, a locação perfeita”, diz a roteirista Caroline Torres.
Trajetória – Com mais de dez anos de carreira, Ellie é violonista, guitarrista e professora de música. Iniciou sua carreira com a Banda Mahara, composta integralmente por mulheres, em 2003.
A partir de 2010, a guitarrista passou a integrar a banda de rock paraense Álibi de Orfeu, permanecendo na formação durante três anos. Em 2014 decidiu seguir carreira solo, tocando com diversos artistas da música paraense, como Félix Robatto, Nanna Reis, Carimbó Pirata, Liège, Livia Mendes, Danniel Lima, Projeto Charmoso, Gláfira Lobo, Marisa Brito, Empolga às 9 (RJ) e outros.
No mesmo período, participou dos arranjos e gravação das trilhas para o documentário “Balanço do Rock – A mais tribal de todas as festas”. Na ocasião, foi formada a banda Malaco Símios com integrantes de diversas gerações de músicos das bandas que marcaram a cena rock paraense. Sua participação com diversos artistas a colocou como uma das homenageadas pelo cantor e compositor Luiz Caldas. O artista baiano lançou um disco em homenagem às Guitarradas do Pará (2016), e uma das faixas leva o sobrenome da guitarrista.
SERVIÇO:
“Bela moça” – Canção e videoclipe estarão disponíveis nas plataformas de streaming da cantora Ellie Valente, a partir desta sexta-feira (22). Confira: https://www.youtube.com/channel/UCNWJXBYv1DS_l7D37cTFXFQ/featured
FICHA TÉCNICA “BELA MOÇA”
Artista e Produção Executiva: Ellie Valente
Direção, Roteiro, Direção de Fotografia, Montagem e Finalização: Caroline Torres
Assistente de Direção: Kamila do Valle
Direção de Arte: Larissa Cruz
Elenco: Ellie Valente e Leoci Medeiros
Figurino: Vinny Araújo
Assistente de Figurino: Maira Martins
Beauty & Hair: Kohl Beauty
Making Of e Iluminação: Ney Trindade e Lucas Alcântara
Still: Ney Trindade
Produção: Sandro Santarém
REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/ellievalentemusic/
Instagram: https://www.instagram.com/ellievalentemusic/
Twitter: https://twitter.com/ellievalentemus
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCNWJXBYv1DS_l7D37cTFXFQ