Quer mais leituras?

Voltar

Da Tribu apresenta nova coleção com peças inovadoras e sustentáveis feitas com látex

Com a bússola que aponta sempre para a região Norte, a Da Tribu, marca paraense de slow fashion, apresentará na próxima quinta-feira (10), a partir das 10h via redes sociais, a sua nova coleção: NORTEAR, que reúne peças inovadoras e sustentáveis feitas com o Tecido Emborrachado da Amazônia (TEA) – desenvolvido em parceria com pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) sobre os usos do látex. A coleção, com tiragem limitada, terá uma bolsa que também se transforma em mochila e cachepôs – produtos diferenciados que somam-se ao portfólio das jóias orgânicas da marca.

Tainah Fagundes, diretora de criação, explica que a coleção é repleta de diálogos com o mundo e com o próximo, idealizada a partir das mudanças em toda sociedade provocadas pela pandemia do novo coronavírus. “Nos perguntamos o que as pessoas estavam buscando para si e percebemos fortemente uma reconexão com o espaço em que se vive, com a casa, por exemplo”, pontua, destacando a versatilidade das peças, assinadas por Reg Coimbra e Bruna Bastos, designers paraenses da Jambo Estudio.

A mochila, por exemplo, pode ser usada como bolsa em uma ocasião mais sofisticada; os cachepôs servem para abrigar vasos de plantas e também como cestos para objetos e frutas. “Nos interessou pensar nesses desdobramentos e por isso chamamos a Reg e a Bruna para conceber o design dos produtos, bem como as estampas”, revela Tainah. Outras parcerias também foram fundamentais: o coletivo Costuraê, projeto que reúne costureiras dos bairros do Guamá e Terra Firme, em Belém; e a comunidade Pedra Branca, na ilha de Cotijuba, que produziu o TEA, há mais de três anos parceira da Da Tribu.

Bolsa feita com Tecido Emborrachado da Amazônia – Foto João Urubu

Além disso, a Da Tribu foi em busca de reutilizar materiais, em um movimento pela sustentabilidade: as peças possuem ainda lonas de caminhão com mais de 10 anos de uso, representando pelo menos 1 milhão de quilômetros rodados. “A lona foi tingida e tratada, para ser amaciada. É um momento de ressignificar e parar de produzir excessos, apostar em produtos atemporais e com mais tempo de vida útil”, defende a criadora da marca Kátia Fagundes sobre o conceito da coleção, que permeia também toda a trajetória da marca, com o uso constante de materiais recicláveis, matéria-prima renovável e investimento na relação com comunidades na capital paraense.

Antes do TEA, a Da Tribu desenvolveu peças com fios emborrachados, com o látex, em parceria com a mesma comunidade. Agora, a expectativa é que com o novo maquinário, a produção aumente e que traga mais retorno financeiro. “Vimos que a produção é bem maior, tivemos uma demanda bem grande e isso impacta no nosso mundo financeiro dentro da comunidade”, diz Corina Magno, produtora dos fios e tecidos da Comunidade Pedra Branca.

Design do TEA
A Da Tribu já tem uma história de concepção de produtos veganos e sustentáveis e o design para a coleção Nortear surgiu do desejo conjunto entre a marca e o Jambo Estúdio. “Já havia uma admiração e interesses em comum há algum tempo. Da Tribu e Jambo são tocadas por mulheres amazônidas, empreendedoras, que pensam de forma parecida e que acreditam na potência das parcerias”, diz Reg Coimbra.

Ela explica que foi realizada uma pesquisa do universo da marca e seus consumidores, tendências de mercado e da área de moda para a proposição dos novos produtos, com o Tecido Emborrachado da Amazônia (TEA) – que tem maquinário específico construído com recursos do edital emergencial da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA). “Existia uma grande vontade em reutilizar tecidos e, a partir desta informação e de pesquisas, revisitamos a técnica do patchwork propondo trabalhar a estamparia com recortes, pois achamos que ficaria interessante o contraste de texturas de diferentes materiais”, ressalta a designer.

Sobre a Da Tribu

A Da Tribu é uma marca de moda que nasceu em 2009, pelas mãos da artesã Kátia Fagundes. Criando moda com conceitos sustentáveis e em respeito aos saberes tradicionais dos povos da floresta, a marca está hoje em diversos pontos físicos do Brasil e também com sua loja virtual. Tendo como base o fio de algodão ecológico banhado em látex, nossas peças ganham cores e fôlego com o ouro branco da Amazônia, dando novo lugar à borracha, e colaborando com a sociobiodiversidade a partir das parcerias com famílias de comunidades ribeirinhas que vivem nos arredores insulares de Belém.

Natural de Belém, no Pará, a marca tem a sustentabilidade como pauta diária e reinventar é a base criativa para seguir. Foram as mãos e coração da artesã Kátia Fagundes que deram vida aos primeiros acessórios, ainda de crochê, como uma alternativa econômica para dar conta da casa e dos filhos Tainah, Moahra e Kauê. Com sua energia e força, as peças se expandiram em outras formas de experimentação de artesania e hoje o látex é quem se molda na criação de brincos, colares, pulseiras, anéis e os mais diversos acessórios que aliam sofisticação, beleza e sustentabilidade junto com o papel reciclado.

Ficha Técnica

Concepção Criativa: Da Tribu e Jambo
Coordenação Geral: Tainah Fagundes
Design de Produto: Jambo
Coordenação de Produção: Kátia Fagundes
Coordenação de Costura e Modelagem: Gisele Belém
Produção do TEA: Família Magno/ Comunidade extrativista de Pedra Branca
Costureiras: Eliana Muniz, Domingas Barral, Marilsa Pereira, Joanice Silva e Alzira Freitas / Projeto Costuraê
Modelos: Adelaide Oliveira, Mityzi Passos e Felipe Cortez
Styling: Vinny Araújo
Beleza: Isis Penafort
Apoio: Vista Na Mata
Direção de Fotografia e Vídeo: João Urubu
Assessoria de Comunicação: Sorella Conteúdo

Confira
Lançamento da coleção NORTEAR – Da Tribu
10/12/2020, às 10h
Via Instagram @datribu
E Facebook www.facebook.com/datribuacessorios