Quer mais leituras?
Voltar“Circuito Yuna” contempla todas as atividades de ecoturismo no Parque do Utinga
O Parque do Utinga é um local ideal para a prática de esportes e lazer, para quem mora ou visita Belém. Com área de 1.393,088 hectares, a unidade de conservação de proteção integral brasileira foi criada em 1993 e reaberto ao público agora, em 2018. Localizado no bairro do Curió-Utinga, o parque chega até os limites do município de Ananindeua; abriga uma extensa fauna e flora, além de acolher os mananciais dos lagos Bolonha e Água Preta, responsáveis pelo abastecimento de água de 63% das residências da região metropolitana de Belém.
Neste cenário de muita natureza, a empresa Amazônia Aventura lançou o “Circuito Yuna”, uma atividade de lazer e esporte indicada para qualquer pessoa, a partir dos 5 anos de idade. Considerado modalidade de grau fácil, o circuito inicia com uma caminhada de 1 km pela Trilha Yuna, onde ao longo do trajeto é possível contemplar a natureza, saborear uma fruta típica ou até uma flor comestível. “A natureza é quem manda. Há dias que fazemos a trilha e não encontramos nenhum fruto; em outros temos diversos frutos”, conta o gerente da Amazônia Aventura, Diego Barros.
Depois da caminhada, o participante tem, além da contemplação da variedade da flora, a prática de atividades esportivas, como fazer a tirolesa, com 100 metros de comprimento de uma ponta a outra, passando por cima do Lago Yuna – muito importante, pois fornece água para abastecer uma parte de Belém. Ainda, há o rapel de 12 metros de altura e o boia-cross, realizado em boias apropriadas e com coletes salva-vidas, para segurança dos participantes. Esta etapa é uma atividade de relaxamento e contemplação da natureza à medida em que a correnteza vai levando as boias até a entrada do Parque do Utinga.
“Uma boa característica do Parque do Utinga é termos uma mostra da floresta amazônica dentro da cidade, a pessoa não precisa deslocar muito quilômetros porque ela tem uma célula da floresta amazônica bem no centro de Belém. É um oásis de refúgio, de natureza, de animais, de flora. Referência na cidade no Ecoturismo, bem estar agregado com a natureza”, comenta Diego Barros.
O fotografo, músico e turismólogo Marco André participou pela primeira vez do Circuito Yuna e contou o que sentiu, “quem nunca participou, vai gostar, muito verde e uma experiência maravilhosa. Uma aventura no centro da cidade”, frisa.
Já a estudante de educação física, Cristiane Newar que participou pela primeira vez do Circuito Yuna, destacou que “eu já tinha vindo ao Parque do Utinga e tive uma impressão, mas vir ao parque e participar do circuito com pessoas que conhecem bem o local, nos faz sair daqui com uma outra sensação, uma sensação de encantamento total”, destaca.
De acordo com a empresa Amazônia Aventura, para fazer agendamento não há número mínimo, porém o máximo permitido é de 30 pessoas. É recomendável levar uma muda de roupa, água, repelente, chapéu, calça comprida confortável e um lanche.
Serviço:
Circuito Yuna
Data: 17/11/2018
Horário: 8h às 11h
Local: Parque do Utinga – Avenida João Paulo II, s/n; Curió-Utinga; Belém/PA.
Informações e reservas: 98150-1720
Valor: R$ 40,00 por pessoa
Texto: Isa Arnour, Repórter Portal Pará Trip
Imagens: Adriano Nascimento