Quer mais leituras?
VoltarCentro Histórico de Belém tem uma memória viva
#Boralá
O Centro Histórico de Belém tem uma memória viva. Mesmo diante de um cenário de abandono, é possível reviver a história dos seus bairros durante uma pequena visita. Pensando nisso, surge um pequeno roteiro para fazer pelos bairros da Campina, Reduto e Cidade Velha. Para iniciar, vamos falar sobre alguns lugares legais para conhecer no bairro da Campina. Bora lá?
Quem passa pelas ruas irregulares da Campina, conhecida popularmente como bairro do Comércio, pode conferir de perto a união do passado e presente. No bairro tombado como Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2011, há casarões antigos, ruas bem conhecidas como a Riachuelo, por conta do meretrício, um centro comercial ativo e outros elementos que fazem o visitante se sentir em um outro tempo. Há também a presença de vários pontos turísticos, como a Estação das Docas, o Convento dos Mercedários, o Theatro da Paz, a Praça da República, o Bar do Parque, entre outros. São inúmeras as opções. Mas, além desses pontos, há um circuito alternativo e pulsante que vale muito à pena conhecer. Confira:
LAB PA – Com foco na Cultura, o LAB PA é um espaço livre para a experimentação artística. A casa localizada no bairro da Campina, no Centro Histórico de Belém, está aberta para receber programações culturais, tais como shows, espetáculos teatrais, exposições, literatura, boas ideias e encontros, além de cursos e outros eventos. O LAB recebeu o poeta potiguar Carlos Gurgel, com o espetáculo Labaredesconderijo, e o projeto paulista “Algol – Conecta Belém”, que reunião artistas visuais e DJs do Pará e de São Paulo. Todos os finais de semana a casa abre com programação musical, sempre valorizando a música autoral paraense.
Serviço:
Endereço: Travessa Campos Sales, 705 (entre General Gurjão e Carlos Gomes)
Informações: (91) 993029467 | 983951511
Funciona conforme a programação cultural.
Nas redes sociais: Instagram @lab.pa | Facebook: Espaço LAB PA
Discosaoleo – A loja de novos e usados é um lugar especial para os colecionadores e garimpeiros de preciosidades musicais, é ma garagem abriga a Discosaoleo, uma lojinha de vinis novos e usados. Lá rolam vários shows intimistas com artistas paraenses. A Discosaoleo também selo fonográfico e lançamos discos. Lá tem o LP “Canções de depois” da Ana Clara, em vinil 10 polegadas e branco, também o long play do The Tump! le-tal, o disco azul do guitarrista Pio Lobato, além de inúmeros discos da música brasileira e internacional.
Endereço: Travessa Campos Sales, 628, entre Riachuelo e General Gurjão.
Telefone: (91) 99832-7274
E-mail: paraleobitar@gmail.com
Site: http://www.discosaoleo.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/discosaoleo?fref=ts
Dona Joana – Mais que um espaço gastronômico, o restaurante Dona Joana também é voltado para arte e história. Aberto ao público desde 2010, o restaurante oferece um cardápio variado, sem glúten, preparado na hora pelos herdeiros da atriz Joana Maia Romagnoli. A matriarca da família nasceu no ano de 1902, filha de Francesca e Pietro Romagnoli, os quais vieram para o Brasil no começo do século XX, oriundos do sul da Itália, da bela Sicilia. A casa tem uma decoração preservada com toques que remetem ao passado.
Serviço:
Endereço: Travessa Campos Sales, 482, entre Ó de Almeida e Aristides Lobo.
Informações: (91) 98819-5513
Nas redes sociais: Facebook: Dona Joana Restaurante
Kamara Kó – Criada em 1991, com sede em um casarão antigo, a Kamara Kó nasceu como uma agência de fotografias e vem colaborando na construção de novas possibilidades de desenvolvimento da diversificada e bem conceituada produção fotográfica da região. Nessas duas décadas e meia de existência, a Kamara Kó já desenvolveu várias ações e projetos culturais e educativos. Sempre tem exposições coletivas de artistas paraenses para conferir.
Serviço:
Endereço: Trav. Frutuoso Guimarães, 611, entre Riachuelo e General Gurjão. Telefone: 3261-4809
Site: http://www.kamarako.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/kamarakogaleria
Horário de funcionamento Semanal: Ter – Sex: 15 às 19h e Sáb: 10h às 13h
Por Camila Barros, Colunista do Portal Pará Trip