Quer mais leituras?
VoltarCafé Santo: Um espaço de gastronomia, eventos e cultura
As cafeterias (ou mais conhecidas apenas como cafés), no contexto mundial, são excelentes espaços para se estar, quando se quer dar um tempinho na correria do dia: para bate-papo, ler jornal, ver as mensagens no celular, ou mesmo relaxar, e aproveitar para tomar um delicioso café. Belém, capital do Pará, possui diversas opções desses espaços, mas um café em especial tem chamado a atenção do público: o Café Santo. Além de ter em seu cardápio uma seleção de ofertas de café, o cliente, ao entrar no ambiente, terá à sua disposição um mix de negócios, composto por café, restaurante, pizzaria, espaço de eventos e de cultura. Tudo isso, irá proporcionar uma experiência sensorial.
Fundado há 3 anos e estabelecido em um casarão de dois andares no Boulevard da Gastronomia, o Café Santo já se destaca logo à entrada, quando a essência do famoso “cheiro do Pará” é emanada de seu interior, trazendo à memória por meio do olfato toda a sensação da fragrância misturada aos aromas de cafés, das castanhas e dos pães. Ainda no térreo, olhando para teto e paredes, tem-se a visão impactante dos paneiros e artesanatos, comumente vistos na feira do Ver-o-Peso.
Após pedir o seu café, e ao observar o cenário que o cerca, o cliente tem a nítida sensação de estar em um ambiente conectado com os elementos da cultura paraense. “Essa experiência de cheiro, sabores e cores já deixa o cliente ambientado com a nossa cultura”, conta a proprietária Glenda Alves.
O Café Santo destaca a importância da acessibilidade ao cliente. O acesso ao segundo piso é facilitado tanto por escada, quanto por elevador. Nesse piso, funcionam restaurante, pizzaria e um espaço destinado a eventos fechados (sociais ou institucionais). A locação deste local para eventos é feita diretamente com os gestores. A capacidade do ambiente é de 100 pessoas sentadas. Há projetores e sonorização de apoio aos eventos.
Na busca de promover a música popular paraense o Café Santo disponibiliza do palco de eventos para as pautas de artistas que queiram realizar shows. “Nós cedemos o espaço para os artistas promoverem os ritmos paraense, e a bilheteria do evento será toda revertida para o artista”, explica Glenda.
A programação cultural do Café Santo inicia às quintas e sextas-feiras, com happy hour ao som de sax. Inicialmente, a apresentação começa na “esplanada” (as mesas ao ar livre, na calçada do café), segue adentrando no 1º piso (térreo), circulando entre as mesas, subindo até o 2º piso, onde encerra o show com maravilhosos solos de sax.
Para além dos saborosos cafés, os doces e drinks são imperdíveis. A chef Giulia Procópio é a responsável em proporcionar sabor e qualidade.
A Pizzaria
O competentíssimo chef Carmelo Procópio Filho criou uma massa para pizza que tem feito sucesso no Café Santo. A massa é de fermentação longa, isto é, fica fermentando por 72 horas. Por ser mais leve, é mais saudável. Em sua produção, são utilizados ingredientes de qualidade, como o trigo italiano; daí a diferença da massa. Além de pizza, o chef tem inovado ao criar sanduíches a partir dessa massa.
O cardápio de pizzas oferece variados sabores, e os preços vão de R$ 69,00 a R$ 120,00. Há serviço de delivery.
Vale lembrar que dia de quarta-feira há pizza em dobro, ideal para reunir a família e os amigos para experimentarem uma saborosa pizza.
Ficou com vontade de conhecer o Café Santo? “Te convido a viver a experiência sensorial do Café Santo. Onde temos: parte da decoração inspirada no Ver-o-Peso, cheirinho do Pará, castanhas, pães, cafés. Você pode celebrar também com happy hour, um chopinho gelado, uma pizza maravilhosa de fermentação longa. São dois espaços para vir a um despretensioso happy hour ou até fazer seu evento aqui”, disse Glenda Alves.
Serviço:
Café Santo
Endereço: Avenida Boulevard Castilho França, 504 (Em frente à Estação das Docas, Belém/Pará/Brasil)
Fone: (91) 9342-1611
Instagram: @cafesantooficial