Quer mais leituras?

Voltar

Bate-papo com Paula Sampaio encerra a programação da mostra Catarse de Devoção

Inaugurada às vésperas do Círio de Nazaré, a exposição “Catarse de Devoção”, da fotógrafa paraense Paula Giordano, chega em sua reta final. Para o evento de finassage, a mostra contará com a presença da fotógrafa Paula Sampaio em um bate-papo com o tema “Documentação Fotográfica – Experiências Afetivas e Desafios Éticos”. O encontro será no dia 28 (terça-feira), às 19h, na Galeria Benedito Nunes, espaço que abriga a mostra. A ação é gratuita e o projeto foi contemplado com o Prêmio Branco de Melo 2023.

Catarse de Devoção, trabalho de pesquisa iniciado por Paula Giordano em 2012, traz um olhar sobre a relação dos promesseiros com a corda do Círio de Nazaré e tem o fotodocumentarismo como linguagem. A participação de Paula Sampaio, como fotógrafa consagrada na área, torna o debate com o público mais rico.

As fotodocumentaristas refletirão sobre o lugar da fotografia documental hoje na multiplicidade imagética em que vivemos. “Essa é a pauta do nosso encontro: pensar sobre esse ‘lugar’ ( ou seriam lugares?) de experiências políticas, afetivas e éticas que o exercício da fotografia documental nos possibilita e que é diferente para cada um de nós”, explicou Paula Sampaio, que atua como responsável pelo Núcleo de Fotografia do Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso.

Para Paula Giordano, encerrar a exposição com esta convidada é uma forma de compartilhar processos e experiências, além de fomentar e valorizar a fotografia documental. “Vejo no trabalho documental a necessidade de uma responsabilidade peculiar, sensibilidade e compreensão aprofundada da história que se quer contar. A representação de um recorte da realidade, fazendo escolhas do que incluir ou excluir na imagem, é importante para a narrativa”, finalizou.

Com imagens em preto e branco e vídeo em tom documental, a mostra Catarse de Devoção segue com visitação aberta ao público até 28 de novembro, de segunda a sexta, sempre das 09 às 17h, na Galeria Benedito Nunes, no subsolo do Centur. A entrada é gratuita.

PAULA GIORDANO

Paraense, é artista visual e médica. Realiza pesquisas e projetos fotográficos autorais que buscam um diálogo com a expressão de sentimentos e emoções, relacionados aos dilemas existenciais do ser humano, bem como trabalhos com um viés documental que transitam no campo da antropologia ao investigar as relações do homem com o meio e a religiosidade. Atualmente, opera na fotografia e videoarte, com enfoque nas relações corpo, imagem e luz. Possui obras nos acervos do Museu im Spital Grunberg – Alemanha, Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, Museu de Artes Plásticas de Anápolis/GO, Museu de Arte Sacra de Belém/PA e Galeria Theodoro Braga, Belém/PA. É uma das vencedoras do Prêmio Portfólio FotoDoc 2023, o principal festival de fotografia documental do Brasil.

PAULA SAMPAIO

Fotógrafa. Desenvolve projetos de documentação fotográfica sobre o cotidiano de trabalhadores, em sua maioria migrantes, que vivem nas margens de grandes projetos de exploração e em estradas na Amazônia. Em seu percurso também recolhe sonhos e histórias de vida das pessoas com as quais se encontra nesses caminhos. Ao longo de 28 anos atuou como fotojornalista/documentarista em diversas instituições e empresas de comunicação, nesse sentido sua principal referência é o Jornal O Liberal. Atualmente é responsável pelo Núcleo de fotografia do Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, onde desenvolve diversas ações de fomento, educação e divulgação da fotografia e artes visuais desde 2009. Continua a realizar seus projetos documentais, nesse momento, voltados para a salvaguarda e releitura de seu arquivo que vem se perdendo, avinagrando.

SERVIÇO: Bate-papo com Paula Sampaio encerra a programação da mostra Catarse de Devoção. Data: 28/11/2023. Horário: 19h. Local: Galeria Benedito Nunes (subsolo do CENTUR). Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 650 – Nazaré. Entrada franca. Contatos: galeriatheodorobraga@gmail.com (CENTUR) e (91) 9999-17101 e contato.debbcabral@gmail.com (ASCOM). Projeto contemplado com o Prêmio Branco de Melo 2023.

Fonte: Assessoria de Imprensa