Quer mais leituras?

Voltar

Banda francesa ‘NDiaz faz show em Belém com participação do Arraial do Pavulagem

A banda francesa ‘NDiaz chega à Belém para apresentação de show hoje (14), às 20h, no Teatro Waldemar Henrique, como parte de sua turnê nacional que inclui Recife, Rio de Janeiro e Campinas. A noite terá ainda apresentação de abertura com os paraenses do Arraial do Pavulagem. O evento é uma realização da Aliança Francesa de Belém, com apoio da Delegação Geral das Alianças Francesas do Brasil, do Institut Français e da Fundação Cultural do Pará (FCP).

Ricos de uma sólida experiência adquirida nos “festoù-noz”, festivais típicos da região da Bretanha, de onde os quatro músicos são originários, eles afirmam que sua concepção é como uma música para dançar aberta ao mundo: Youn Kamm orientaliza seu trompete com os perfumes do Líbano e da Turquia; Yann Corre se impregnou de forró brasileiro; Jérôme Kerihuel aperfeiçoou sua técnica de percussão na Índia; e Timothée Le Bour faz seu saxofone vibrar como um taragot romeno.

Com a dança de roda como base, as músicas populares do mundo como horizonte e a improvisação como uma parte importante das apresentações, o grupo ‘Ndiaz inventa uma música híbrida e globalizada, com a fusão de diversas culturas do mundo, proposta reafirmada em seu último disco Son’Rod, de 2017.

Já o Arraial do Pavulagem, ao longo de 30 anos de existência, desenvolve ações de educação cultural na Amazônia que contribuem para transmitir e fortalecer o saber oral tradicional, com uma leitura contemporânea através de linguagens como a dança, a música e a visualidade cênica. Em quase uma década de atividades, o Instituto coloca na rua seus principais projetos: os cortejos de cultura popular Cordão do Galo (janeiro), Cordão do Peixe-Boi (no final de março), Arrastão do Pavulagem (junho) e Arrastão do Círio (outubro).

Ndiaz: quem são?

Dos quatro músicos, três já estiveram no Brasil para outros projetos musicais.

Yann Le Corre frequenta o Brasil há tempos para desenvolver seu forró. De fato, como acordeonista, o forró é um de seus estilos prediletos. Além disso, tem um grupo que se chama Bel Aire de Forro, composto por uma cantora formidável e um percussionista brasileiro. Yann Le Corre morou um tempo em Belém em 2016 e fez um concerto bem sucedido na Aliança Francesa.

Younn Kam (Youenn Le Cam) é um trompetista bretão que também percorre os palcos dos Fest-Noz. Descoberto por Ibrahim Maalouf, foi seu trompetista durante alguns anos (turnês “Diagnostique” et “Illusion”). Estiveram no Brasil juntos mais especificamente para a turnê do Instituto Francês.

Jérôme Kerihuel, percussionista, ele também esteve envolvido em diferentes projetos. Diplomado em percussão de música popular, toca para o teatro, para criações com sonoros misturando sons eletrônicos e instrumentos. Navega entre o jazz, tablas indianas (formado no Rajastão) e concertos nos festivais Fest-Noz.

Veja mais:
Em imagem: 3 vídeos na página http://www.lusinerie.com/artistes/ndiaz/
As duas faixas lançadas em seu último álbum Son Rod lançado em outubro podem ser encontradas aqui https://soundcloud.com/user-482695927

Serviço
Show ‘NDiaz+Arraial do Pavulagem
Data: 14/05/2019 (terça-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Waldemar Henrique
Ingressos: R$ 10,00 (à venda na Aliança Francesa de Belém: Tv. Rui Barbosa, 1851 – Batista Campos)
Entrada gratuita a todos os estudantes e artistas!
Informações: (91) 3224-3998/3198 / WhatsApp: (91) 98443-8252 / contatos@afbelem.com