Quer mais leituras?
VoltarOficinas dos Arrastões do Pavulagem 2023 seguem até 21 de maio
O primeiro grande momento do calendário de atividades do Arrastão do Pavulagem 2023 ocorreu no último sábado (6) com o início das tradicionais oficinas que antecedem os Arrastões. A programação acontece até 21 de maio em frente ao Instituto Arraial do Pavulagem (Av. Boulevard Castilhos França, 738) e reunirá cerca de 670 brincantes em oficinas de Dança, Percussão, Banjo e Perna de Pau.
As Oficinas são vivências culturais que preparam os participantes para o chamado “Batalhão da Estrela”, grupo oficial de brincantes que toca e faz performances durante os famosos cortejos do Arrastão do Pavulagem, que enchem as ruas de Belém com um show de cultura popular da Amazônia nos meses de junho e julho.
As oficinas e ensaios serão realizados de segunda-feira a sexta-feira, das 18h às 21h, sábados das 15h às 18h, e aos domingos das 10h às 12h. Vale ressaltar que, no primeiro encontro, quem se inscreveu precisa levar um documento oficial com foto para confirmar a inscrição. As atividades são democráticas e com espaço para todos os públicos, de crianças a idosos, o que mostra os aprendizados sobre a cultura popular e que os Arrastões do Pavulagem são possíveis para todas as idades.
Com o tema “Arrastão do Pavulagem 2023 – Arraial por um Mundo de Paz”, a realização é do Instituto Arraial do Pavulagem, com patrocínio da Equatorial Energia e co-patrocínio do Programa Semear, Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), Governo do Pará e Prefeitura de Belém, através da FUMBEL e apoio institucional da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT).
“O Arrastão do Pavulagem é uma das manifestações culturais mais importantes do estado e a Equatorial Pará já é uma parceira de longa data do projeto. Acreditamos no poder transformador da arte na vida dos milhares de paraenses que são alcançados com esta iniciativa. A empresa é a maior patrocinadora de cultura do estado e não poderia ficar de fora dessa grande festa tão representativa para todos nós”, destaca Michelle Miranda, analista de Sustentabilidade da Equatorial Pará.
INCLUSÃO ATRAVÉS DA CULTURA POPULAR
No total, 16 instrutores e assistentes estão envolvidos na condução das oficinas. Entre eles, está o instrutor da oficina de Perna de Pau Adriano Hórus, que comenta a expectativa para o começo desta etapa.
“Esse período (do começo das oficinas) é um momento de acolhida, em que a gente recebe pessoas que estão chegando e reencontra as que já passaram por ali em outras edições dos Arrastões. Esse acolhimento parte não apenas do Instituto, mas também de brincantes dos diversos grupos – e isso é muito importante, cria um ambiente super inclusivo. É interessante porque vemos como é perceptível ver algo que o Instituto busca com o fomento da cultura popular desde o primeiro momento dos Arrastões”, conta.
Além de ser uma experiência marcante para quem conduz, o período de oficinas e ensaios também cativa o coração dos brincantes. Bianca Lima, dançarina do Batalhão da Estrela, fala com orgulho sobre o período vivido nas oficinas em 2022.
“Pra mim, foi como dar voz ao meu lado artístico. Eu tive a oportunidade de me conectar não só com a nossa cultura popular, mas também com pessoas que se reúnem pra fazer um cortejo lindo.” Bianca também ressalta a dedicação e o trabalho coletivo nas oficinas. “O Pavulagem é o que é pelo que se constrói nas ruas de Belém, resultado da riqueza da nossa cultura e da dedicação que é doada para mantê-la viva”, diz a brincante.
A IMPORTÂNCIA DE PARTICIPAR
Segundo Ronaldo Silva, presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, a participação nas oficinas é muito importante para os cortejos.
“É nesse momento que os instrutores repassam detalhes importantes sobre como lidar com os instrumentos, como andar de Perna de Pau com segurança, as letras dos cantos e muito mais… o brincante pode viver dias de compartilhamento de saberes e, como resultado dessa dedicação, ir pra rua conosco e fazer parte do Batalhão da Estrela, que é um núcleo do Arrastão do Pavulagem”, conta.
Confira o Calendário de Atividades do Arrastão do Pavulagem 2023:
https://tinyurl.com/CalendarioArrastao
Fonte: Assessoria de Imprensa