Quer mais leituras?
VoltarUm restaurante com gosto do Pará e da Amazônia
Se antes já era bom, agora ficou melhor ainda. O restaurante Ver-o-açaí que já funcionava em um espaço super bonito na rua Antônio Barreto, agora funciona em um casarão na travessa Dom Pedro, próximo à praça Brasil, no bairro do Umarizal, em Belém. O novo espaço é amplo, bem decorado e possui vários ambientes lembrando a cultura e as tradições paraenses. Antes, a casa tinha capacidade para atender em média 50 pessoas. Hoje, no casarão, a capacidade foi quase que triplicada, podendo atender em torno de 130 pessoas sentadas, com a vantagem do cliente escolher se quer ficar em salões com ar condicionado ou ao ar livre. Se escolher a segunda opção, o visual é de um grande painel pintado na parede retratando a Basílica de Nazaré, o Teatro da Paz e outros elementos interessantes da cultura belenense. Caso escolha ficar em um espaço mais fechado, há a alternativa de ficar diante de letras de música dos compositores, cantores e poetas Paulo André e Ruy Barata, referências do cantar amazônico.
Decoração chama atenção
O local é um daqueles que dá para indicar para qualquer amigo turista interessado no melhor da culinária regional. Além das comidas deliciosas, o espaço reproduz um pouco do ambiente amazônico. Além do painel externo, há um outro na parede interna com frases e costumes de só quem mora no Pará sabe do que se trata, como, por exemplo, o tradicional égua que é quase uma vírgula no vocabulário paraensês. Também é muito interessante os vidrinhos dos vários cheiros do Pará pendurados nas paredes, assim como as fitinhas amarradas em uma grade simbolizando a fachada da Basílica de Nazaré e os pedidos de fé dos romeiros. Tudo muito criativo e de bom gosto. Além do restaurante, o novo espaço terá também em breve uma sala cultural para exposição de artistas, lançamentos de livros e outros eventos, tudo com o toque regional.
Cardápio ganhou fama
No cardápio, o carro chefe da casa é o açaí, que pode ser consumido com peixe, charque ou camarão, dependendo da escolha do cliente. O açaí é maravilhoso, um dos mais grossos vendidos na cidade. Há também outro prato que vem fazendo muito sucesso: o Menu Gresdras, que tem como entradas, sopinha de caranguejo e bolinhos de piracuí, maniçoba e charque. Como prato principal é servido Moqueca de Filhote, Pirarucu de Casaca e Ragu de Pato. Na sobremesa, o menu oferece um doce chamado Mini Raimundo e Maria. Mas a fama do tal prato tem uma explicação: ele foi servido no badalado casamento da cantora Gretchen com o músico Esdras, no ano passado, em Belém. Como o menu ficou famoso e agradou aos convidados, agora todo mundo quer também saborear a delícia.
Outra curiosidade do restaurante é a vasta linha de cervejas artesanais, inclusive com rótulo próprio: a Ver-a-Cerva, fabricada no estado do Amazonas. O local também tem a sua própria cachaça: a Ver-a-Cana, produzida com jambu. Como cortesia, a casa sempre oferece uma pequena dose para degustação. Tudo uma delícia para ver e saborear!
Localização atual: Travessa Dom Pedro I, 599 – Umarizal – Belém- Pará
Texto: Tânia Monteiro – jornalista
@Omundomeespera
Abrajet PA