Quer mais leituras?

Voltar

O que fazer no Carnaval paraense?

As dimensões do Pará são continentais. Não por acaso, o Estado tem várias opções para quem quer curtir o Carnaval na folia. Preparamos uma lista com algumas opções para o folião se divertir neste feriado prolongado, que inicia dia 21 e segue até o dia 25 de fevereiro. Prepare as malas e divirta-se!

1. Vigia
“Carnaval da alegria é na Vigia” é o tema deste ano no município de Vigia de Nazaré. Além dos bloquinhos de abadá, com diversas atrações, a festa carnavalesca preza pela tradição popular. Uma das principais atrações é o bloco “As Virgienses”, quando os brincantes se fantasiam de mulher. Para as mulheres, a opção é o bloco “Os cabraçurdos”, onde elas se fantasiam de homens. A brincadeira já ocorre há 35 anos. Inclusiva, a tradição também contempla a irreverência LGBTI+, no “Gaiola das Loucas”. Outras opções são bloco de mascarados, desfiles de escolas de samba, shows com bandas de fanfarra e atrações regionais que se apresentarão no palco montado na praça central da cidade.

Confira as datas:
Dia 24/02 (segunda-feira) – Blocos “As Virgineses”, “Os Cabraçurdos” e “Gaiola das Locas”

Blocos de abadá:
Dia 25/02 (terça-feira) – Bloco “Galo de Ouro”
Dias 22 (sábado) e 25 (terça-feira) – Bloco “Mikaloka”
Dias 22 (sábado) e 23 (domingo) – Bloco “Canta Galo”
Dias 23 (domingo) e 25 (terça-feira) – Bloco do “Tatu”

2. Cametá
Marcado pela diversidade de atrações, o Carnaval de Cametá traz opções da cultura popular e dos blocos de abadá. Este ano, a prefeitura municipal vai homenagear o Mestre Karajá e seu Tarol Mágico, um músico que integrou a Euterpe Cametaense e animou vários eventos no município. Na programação há desfile de escolas de samba, blocos folclóricos e até um passeio pelas ilhas. O grande destaque da festa é o “Carnaval das Águas”, com apresentações de cordões de pássaros. Há ainda a “Bicharada do Juaba”, onde os brincantes usam fantasias de bichos, em protesto à devastação da floresta amazônica.

Confira as datas:
Dia 21 (sexta-feira) e 25 (terça-feira) – Carnaval das Águas
Dia 23/02 (domingo) – Passeio carnavalesco nas Ilhas de Cametá

Bloco de rua:
Dia 24/02 (terça-feira) – Fofó dos Pretinhos e Fofó das Virgens

Blocos de abadá:
Dia 21/02 (sexta-feira) – Bloco ‘Kamiza de Vênus”
Dia 22/02 (sábado) – Bloco “Sereia Teen” e Bloco “Beija eu”
Dia 23/02 (domingo) – Bloco “Sereias VIP”
Dia 24/02 (segunda-feira) – Bloco “Picotão”
Dia 25/02 (terça-feira) – Bloco “Timbal VIP”
Dia 26/02 (quarta-feira) Bloco “Ressacão VIP”

3. Curuçá
Com foco no meio ambiente, o Carnaval de Curuçá é sinônimo de tradição. Em 1989, um grupo vestiu-se de lama em protesto contra a falta de caranguejos e, então, surgiu o bloco “Pretinhos do Mangue”. Este ano, eles vão sair às ruas contra o derramamento de óleo na Região Nordeste do Brasil. O carro alegórico do bloco tem um caranguejo de três metros de altura. A brincadeira é reconhecida Patrimônio Cultural do Pará, desde 2010.

4. Icoaraci
São 25 anos de história no distrito de Icoaraci. Lugar das tradicionais cerâmicas marajoaras, o Carnaval traz às ruas o bloco “Rabo do Peru”, até o trapiche do distrito. As marchinhas de carnaval embalam todo o percurso. Além do bloco, também há desfile de escolas de samba.

Confira as datas:
Dia 24/02 (segunda-feira) – Concurso de escolas de samba e blocos carnavalescos
Dia 26/02 (quarta-feira) – Bloco “Rabo do Peru”

5. Belém
Pra quem escolhe Belém para passar o feriado prolongado, a opção é o Circuito Mangueirosa. Criado em 2019, por seis produtoras culturais da cidade, o projeto busca resgatar o Carnaval de rua e oferece à população uma programação gratuita, no Ver-o-Rio, regada à música paraense. São quatro dias de folia, com blocos e shows de encerramento na Casa Mangueirosa. Este ano, haverá a comissão de frente afrontosa, formada pelo coletivo de drags Themonias, que fará sua apresentação na comissão de frente dos blocos na rua.
Confira a programação:
Dia 24/02 (sexta-feira) – Show de Abertura do Circuito Mangueirosa – Dona Onete, Ita Lemi Sinavuru e DJ Jack Sainha
Dia 22/02 (sábado) – Bloco Lambateria | No Ver-o-Rio: Félix Robatto, DJs Rebarbada e Zek Picoteiro e Lambadeiros do Trovão | Na Casa Mangueirosa: DJ Rony do Guamá
Warilou e DJ Raul Bentes.
Dia 23/02 (domingo) – Bloco Manada | No Ver-o-Rio: Filhos de Maiandeua
Bando Mastodontes com participações, DJ Ananindeusa e Nação Ogan | Na Casa Mangueirosa: Jeff Moraes + participação especial, DJ Dbl e DJ GUS.
Dia 24/02 (segunda-feira) – Bloco Lucha Libre | No Ver-o-Rio: DJ Philsucks
Lauvaite Penoso + Layse, Orquestra Aerofônica + Raidol e Bateria Show Bole Bole + Iara Mê + Elô | Na Casa Mangueirosa: Metaleiras da Amazônia + convidada, DJs Lux vs Mauvii, Damaso vs Bernardo Pinheiro.
Dia 25/02 (terça-feira) – Bloco Filhos de Glande | No Ver-o-Rio: DJ Azul, Guitarradas da Manas convida Thais Badu e Antônio de Oliveira, Orquestra Carnafônica dos Filhos de Glande com Joelma Kláudia, Mariza Black, Sammliz e Nega Rô, Gretchen + Esdras de Souza e Bateria Show da Bole Bole, Juliana Sinimbú e Um Sebastião | Na Casa Mangueirosa: DJ Azul, DJ Roberto Figueredo, Keila convida Bruna BG, Bruno BO e Maderito e DJ Will Love.

Por Camila Barros, Colunista Pará Trip