Quer ver outras opções?

Voltar

Curuça

As missões religiosas dos padres jesuítas no século XVII fundaram uma fazenda denominada Curuçá, às margens do rio de mesmo nome que deu origem ao município. O povoado formou-se sob a devoção de Nossa Senhora do Rosário – padroeira da cidade que está localizada a 160 km de Belém. As belezas naturais representadas por praias oceânicas, igarapés, rios e ilhas, além de uma diversidade cultural, da qual fazem parte o carnaval e o folclore, no conjunto, fazem de Curuçá um lugar fascinante.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS:

DISTRITO DO ABADE

Importante terminal pesqueiro do Estado do Pará, o Distrito do Abade abriga empresas beneficiadoras de peixes, exportados principalmente para grandes importadores da Europa e dos Estados Unidos da América. Essa região de Curuçá tem forte influência na exploração da pesca de crustáceos, como o camarão e o caranguejo, e na criação de ostras.

PRAIAS

As belezas naturais de Curuçá são, basicamente, constituídas de praias, como as de Ipomonga, Sino, Prego, Mariteua, Rato e Espadarte. A estas se junta a da Romana, com 14 km de extensão, considerada a maior praia nativa do Pará. O acesso às praias se dá por via fluvial, em embarcações de pequeno porte. As viagens levam de 30 minutos a 2 horas a viagem, dependendo do destino escolhido, partindo do porto de São João do Abade.

LAGOS

Também se destacam como atrativos turísticos os lagos Rio Quente, Pinheiro, Mutucal e Bom Jesus. Dentre esses, o mais conhecido é o Rio Quente, localizado na Rodovia PA-136 (Castanhal-Curuçá), com águas abundantes, mesmo no intenso verão amazônico.

FESTIVAL DO FOLCLORE

O festival ocorre no mês de julho. Considerado como parte da valorização da cultura local, o festival tem início em um barracão, chamado de “Barracão do Carimbó”, cujo espaço é preparado para as apresentações de carimbó, servindo também como palco para exibições de cordões de pássaros, danças de quadrilhas, boi bumbá e grupos de danças folclóricas.

O evento é tido como vitrine cultural para comercialização da produção dos artesanatos locais. Estima-se que o evento atrai aproximadamente 50 mil pessoas durante os três dias de comemoração.

CARNAVAL

O carnaval em Curuçá é o mais típico e original do Estado do Pará. O famoso bloco “Pretinhos do Mangue” faz os brincantes se enfeitarem com a lama dos mangues existentes nas proximidades do município e saem brincando nos dias de folia. Patrimônio cultural do Estado do Pará, a manifestação enfatiza a necessidade de preservação dos recursos naturais da região, também desfilam blocos de mascarados e micaretas.

ACESSO

VIA TERRESTRE

  • Terminal Rodoviário de Belém
    • Praça da Leitura, 208 – São Brás
    • (91) 3266-2625