Quer ver outras opções?

Voltar

Cachoeira do Arari

Originalmente, os primeiros habitantes da região foram os índios Aruans. Com a chegada dos padres jesuítas, por volta de 1700, teve início a colonização da região. A partir de uma fazenda pertencente ao Capitão-Mor André Fernandes Gavinho, que resolveu construir sua casa em frente a uma cachoeira existente no rio Arari surgiu em 1935 o município Cachoeira do Arari.

Situado na Ilha do Marajó, na microrregião do Arari, o município é acessado pelos seguintes meios de transporte: por via fluvial, feito por meio de embarcação de passageiro, em viagem que dura cerca de cinco horas saindo de Belém; por via rodo-fluvial, feito por ferryboat partindo do Porto Hidroviário de Icoaraci com destino ao porto de Camará e depois pela PA-154 até a cidade de Cachoeira do Arari; e por via aérea, feito em táxi aéreo.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

MUSEU DO MARAJÓ

Em 1972, o padre italiano Giovanni Gallo, naturalizado brasileiro, idealizou e fundou o Museu do Marajó, mas inaugurado oficialmente em 1987. Instalado em um galpão onde funcionou uma fábrica de óleo, o museu expõe permanentemente seu acervo, formado por desenhos, esculturas, murais, acessórios, apetrechos de caça, equipamentos, documentos, sendo que esses objetos recontam ou ajudam a entender a formação do caboclo da região, desde sua origem, utilizando para isso peças arqueológicas que datam a pré-história, assim como as do cotidiano recente e variados utensílios.

ARTESANATO MARAJOARA

Considerada como uma das mais antigas artes cerâmicas do Brasil, a cerâmica marajoara produzida pelos indígenas da Ilha do Marajó era elaborada com várias técnicas de ornamentação. As principais peças como vasilhas, tangas, estatuetas, urnas funerárias e outras diversas ganham destaque pela evolução cultural e representação da arte Amazônica.

ROTA DO QUEIJO

O sabor suave, nutritivo e delicado do queijo produzido com o leite de búfala ganha destaque gastronômico aos que visitam a Ilha do Marajó. O tour “Rota do Queijo do Marajó” proporciona a oportunidade de degustar esse saboroso queijo em uma das diversas fazendas relacionadas no passeio, podendo ainda vivenciar a rotina do caboclo marajoara em seus afazeres diários, bem como conhecer uma das queijarias espalhadas pelos municípios de Soure, Salvaterra e Cachoeira do Arari. A todo esse roteiro gastronômico está agregada a natureza da região, representada por belas praias, mangues, rios e igarapés.

ACESSO

VIA FLUVIAL

  • Terminal Hidroviário Belém
    • Avenida Marechal Hermes, 901 – Umarizal
    • (91) 98895-6563
  • Empresa Henvil
    • (91) 3246-7472
    • www.henvil.com.br