Quer mais leituras?
VoltarBloco Império Romano recebe a imprensa na próxima terça-feira (17)
O Bloco Recreativo Carnavalesco Líbero-Musical e Antifóbico “Império Romano”, realizado sempre no dia 25 de dezembro, por mais um ano firma parceria com a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém (Fumbel). Com o objetivo de celebrar a diversidade e promover a sustentabilidade, o Bloco Império Romano apresentará o tema da edição de 2024 e homenageará os apoiadores do carnaval de Belém na próxima terça-feira, 17, às 20h, na Sala Vicente Salles, no Memorial dos Povos.
“É uma grande satisfação realizar esse momento em parceria com a Fumbel, que está dando todo o suporte para o Império Romano. Este ano, os romanos trazem na abertura do carnaval de rua o tema sobre a Cop30, ressaltando que sempre somos irreverentes, felizes, alegres e trazendo toda a magia do Carnaval 2025”, declara Herlander Andrade, coordenador do Bloco Império Romano.
Com o apoio da Fumbel, esta é a primeira coletiva de imprensa que será realizada pelo Império Romano com o intuito de promover o desfile do bloco carnavalesco, que celebrará 54 anos de muita folia e valorização da cultura. Apresentando o tema: “Império Sustentável na Cop 30: Na Glória Romana da Reciclagem”, o evento será aberto ao público e à imprensa, que poderá conhecer mais sobre a trajetória, o percurso e os planos futuros do bloco recreativo para a sua 54ª edição, que abre o carnaval no Pará, com foco na celebração na Amazônia..
“A edição deste ano já entra no clima da COP30, abrindo o carnaval de 2025. O bloco vem para incentivar o carnaval sustentável e a utilização de materiais recicláveis para a folia do carnaval da Amazônia. Queremos mostrar para o mundo que aqui nós temos um dos melhores carnavais do país e que há respeito com a natureza”, reforça Herlander.
O Bloco Império Romano abre o carnaval em Belém e proporciona ao público um cortejo com muita alegria, celebração e foliões vestidos como romanos. Além do cortejo, ocorrem também ações de prevenção e conscientização, como distribuição de preservativos, orientações de prevenção contra infecções e doenças sexualmente transmissíveis como HIV, Aids e HPV.
Patrimônio Cultural Imaterial do Pará
No dia 3 de dezembro de 2024, terça-feira, o Bloco Império Romano foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Pará pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), por meio do projeto de Lei Nº 600/2023, proposto pela deputada Lívia Duarte (PSOL).
Aprovado por unanimidade, a proposta reconhece o legado da festividade na Amazônia. Fundado em 1970, e realizado sempre no dia 25 de dezembro, este ano, o bloco chega em sua 54ª edição e é considerado, pelos seus coordenadores, como o primeiro grito de carnaval do Brasil, celebrando a cultura da cidade atraindo multidões de carnavalescos para os bairros do Reduto e Umarizal, à moda da Roma Antiga.
“Primeiramente, agradecemos imensamente à deputada Lívia Duarte que tornou esse sonho possível. Esse reconhecimento enriquece e engrandece a população e a história do carnaval de rua de Belém do Pará. Ficamos muitos felizes e gratos pois é a prova do reconhecimento da trajetória do bloco e do legado construído nessa cidade que amamos tanto”, celebra Herlander Andrade, coordenador do Bloco Império Romano.
Venda de Indumentárias
Visando arcar com os custos e despesas para a realização do cortejo, a coordenação do bloco anuncia a venda da indumentária romana oficial para o desfile deste ano. A ação é uma das formas encontradas pelos colaboradores para manter a tradição carnavalesca viva no norte e incentivar a moda sustentável no carnaval, relembrando como o Natal era celebrado antes da era cristã.
“Pela primeira vez, a gente iniciou a venda da indumentária, até mesmo como um apelo popular. A nossa indumentária foi feita com muito carinho idealizada pela artista e de forma totalmente sustentável. Por meio dela, nós iremos custear despesas do bloco como a banda, o trio elétrico e demais custos. A população que participa do bloco pode está colaborando conosco por meio desta indumentária, e aproveitar e se caracterizar conosco para o primeiro grito de carnaval do Brasil”, enfatiza Herlander Andrade.
A Indumentária Romana está sendo vendida pelo valor de R$100,00, pagamento via pix, e a R$120,00, pagamento via cartão de crédito. Os interessados em adquirir a vestimenta também podem realizar a compra no ponto de venda Boteco do Camarão, localizado na Tv. 14 de Março, 1032, no bairro do Umarizal, ou pela chave pix: 146.305.402-53.
SERVIÇO:
Coletiva de Imprensa – Bloco Império Romano
Data: 17 de dezembro
Horário: 20h
Local: Sala Vicente Salles, Memorial dos Povos – Av. Gov. José Malcher, 295
Fonte: Ascom FUMBEL