Quer mais leituras?
VoltarEvento Multilinguagens da Economia Criativa Amazônica (MECA) acontece nos dias 9 e 10 de novembro, em Belém
Dois dias de encontros culturais que conectam diversas formas de economia criativa à cultura acontecem em Belém nos dias 9 e 10 de novembro, no Parque da Residência e no Teatro Gasômetro. É a terceira edição do projeto MECA – Multilinguagens, que reúne diversas expressões artísticas e culturais em um encontro imperdível de música e criatividade, proporcionando um ambiente familiar e acessível.
O projeto traz uma programação diversificada, com música, teatro, dança, moda e exposições, promovendo a riqueza cultural da Amazônia. Outras edições do MECA estão confirmadas para o próximo ano, sempre reunindo artistas nacionais e paraenses.
O MECA é uma realização do SEBRAE Pará, SESCOOP e SENAR, com apoio da FUNTELPA e da Cultura Rede de Comunicação. A produção é da Oriente Multi Produções e da MILK Produções.
FIM DE SEMANA PARA CURTIR EM FAMÍLIA NO PARQUE DA RESIDÊNCIA
Arthur Espíndola, idealizador do MECA, convida o público a aproveitar a programação como uma oportunidade de curtir o fim de semana com a família e amigos.
“A ideia é levar a galera pra praça, pra curtir o fim de semana em um lugar lindo e arborizado como o Parque da Residência. O MECA é uma programação completa de música, empreendedorismo, encontros e cultura para todo mundo. Queremos que o público se sinta à vontade para trazer a família e se divertir com as atrações na feira e no palco, seja ao ar livre ou no Teatro Gasômetro”.
Arthur também destaca que a programação interna no teatro conta com uma cota de gratuidade para idosos e pessoas com deficiência (PCDs), ampliando o acesso a esse espaço cultural e à programação.
O QUE É O MECA?
MECA é um evento que traz novas propostas de conexões culturais de negócios, como explica Arthur Espíndola, cantor e idealizador do projeto.
“Este é um evento onde misturamos várias linguagens artísticas com empreendedorismo e cooperativismo. É um projeto de música, artes visuais, moda, histórias, audiovisual e muito mais ao longo de datas que ocorrem ao longo do ano de 2024 e também de 2025”, detalha.
“O MECA é uma celebração da nossa cultura e do nosso potencial criativo. Queremos mostrar como as diferentes linguagens artísticas se interligam e como a arte também é parte essencial da economia criativa”, explica Arthur.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Sábado, 9 de novembro
15h: Início do evento com feira de economia criativa aberta ao público, onde empreendedores locais e cooperativas apresentarão seus produtos, promovendo a economia criativa e o empreendedorismo local.
16h: Show (na feira) com Luisinho e seus regionais, trazendo ritmos tradicionais da região.
18h: Apresentação (na feira) de Maria Lu e banda, que trará músicas da cultura amazônica em sua interpretação única.
20h: No palco do Teatro Gasômetro, Arthur Espíndola recebe o grupo Fruta Quente para uma apresentação que mistura samba e ritmos regionais em um bate-papo em formato talk show que celebra a música e as histórias da Amazônia.
Domingo, 10 de novembro
14h: Abertura do evento com a feira de economia criativa, aberta ao público no Parque da Residência.
15h30: Show (na feira) de Carimbó Senta Peia, grupo que representa a força e tradição do carimbó paraense.
17h30: Apresentação (na feira) de Negra Bi, que traz a potência de sua voz e as influências da cultura amazônica em seu repertório.
18h: Show de Maria Lu e banda (na feira), com novas interpretações de clássicos regionais.
20h: Encerrando a terceira edição do MECA, Arthur Espíndola recebe a cantora Luciana Mello no palco do Teatro Gasômetro para uma apresentação especial de bate-papo em formato talk show com música, em celebração à música brasileira.
FEIRA DE ECONOMIA CRIATIVA VALORIZA CULTURA AMAZÔNICA
Nesta terceira edição, o Sebrae/PA vai levar 15 empreendimentos de bioeconomia, moda e acessórios, além de cinco empreendedores do segmento de alimentos e bebidas, que vão expor produtos da rica gastronomia paraense na área externa do Parque da Residência. Para celebrar o mês da Consciência Negra, entre os empreendedores, o Sebrae/PA também convidou marcas paraenses que vão expor itens voltados ao público negro como vestimentas, acessórios (cordões, brincos, colares), produzidos pelos empreendedores da área.
“O MECA já se consolidou como um dos grandes eventos na agenda cultural de Belém, promovendo o empreendedorismo, a arte e a música paraense. Nesta terceira edição, vamos levar produtos dos mais variados segmentos na feira de economia criativa, mas especialmente, aquele produzidos por empreendedores negros para celebrar o mês da Consciência Negra”, destaca Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae/PA.
Será uma oportunidade para os pequenos empreendedores apresentarem seus produtos, trocar ideias com o público, fazer networkings e prospectar futuros negócios.
SOBRE O SEBRAE
O Sebrae é uma entidade privada, sem fins lucrativos. Em nível nacional, a instituição existe desde 1972. No Pará, ele foi criado dois anos depois, em 10 de maio de 1974. Atualmente, o Sebrae/PA está presente em todas as regiões paraenses, por meio de 13 Agências Regionais, sediadas em municípios polo, e de parcerias com entidades de classe e prefeituras municipais, em espaços como as Salas do Empreendedor.
ARTHUR ESPÍNDOLA
Arthur Espíndola é um artista da Amazônia atuante no gênero do samba. Já lançou 2 DVDs, 2 álbuns, 7 singles e fez parceria com importantes artistas do samba como Péricles, Dudu Nobre, Wilson das Neves, Velha Guarda da Mangueira, entre outros.
Arthur coordena e apresenta o programa Amazônia Samba (que está em sua terceira temporada), no ar todos os sábados às 22h45 na TV Brasil para todo o país e atualmente está preparando o seu novo álbum, que será lançado no primeiro semestre de 2025.
LUCIANA MELLO
Luciana Mello iniciou sua trajetória na música ainda criança, cantando ao lado do pai, Jair Rodrigues. Com uma carreira sólida e prestigiada, Luciana acumula 9 discos solo e colaborações com grandes nomes da música brasileira, como Luiz Melodia, Emílio Santiago e Zeca Pagodinho.
Em 2023, celebrou seus 35 anos de carreira com o lançamento de seu primeiro audiovisual solo, “35 Anos Na Música”, destacando sucessos e clássicos do samba.
Em 2024, Luciana lança o projeto “Casa Da Lu”, um tributo ao samba brasileiro, no qual recebe seis grandes cantoras – Alcione, Leci Brandão, Fabiana Cozza, Marvvila, Mart’nália e Simone – celebrando a diversidade e riqueza cultural do país.
FRUTA QUENTE
Criado em 1990, o grupo Fruta Quente se consolidou como um dos principais nomes da Música Paraense, influenciando gerações e contribuindo para a cultura do Pará.
Com destaque no cenário das micaretas nas regiões Norte e Nordeste, o grupo alcançou reconhecimento nacional e internacional, realizando gravações nos Estados Unidos e participando de programas de TV como o da Hebe Camargo.
Celebrando mais de 30 anos de carreira, o Fruta Quente continua reinventando seu estilo, mantendo-se relevante e expandindo sua base de fãs, conquistando o público com sua identidade e estilo únicos, classificados pela crítica local como “World Music.”
SERVIÇO:
3ª EDIÇÃO DO MECA – MULTILINGUAGENS
Evento: 3ª Edição do MECA – Multilinguagens da Economia Criativa Amazônica
Data: 9 e 10 de novembro de 2024
Local: Parque da Residência (Feira Criativa) e Teatro Gasômetro (talk shows com música ao vivo)
Ingressos para os shows: https://abre.ai/meca3
Fonte: Assessoria de Imprensa