Quer mais leituras?

Voltar

MTur destaca turismo em crescimento

Por ocasião de sua estada em Belém para as festividades do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, o ministro do turismo, Celso Sabino, informou que “Todo o esforço que tem sido feito pelo governo federal, desde o início da gestão do presidente Lula, em janeiro de 2023, até hoje (são muitas ações, muitos programas) têm resultado em excelentes números no setor do turismo. Entre algumas dessas atividades está o alcance do total de mais de 320 mil novas vagas de trabalho novos empregos formais, segundo dados do CAGED, e este saldo positivo que é resultante da somatória de trabalho de vários ministérios, não apenas do de turismo, têm repercutido para o bem de toda a população brasileira”.

O Brasil, hoje, ostenta um total de 6.7 milhões no desemprego o que junto a outros países é um número favorável, pois alguns deles consideram que seis milhões de desempregados já é considerado pleno emprego daí a afirmação otimista do ministro paraense no MTur. O Brasil tem avançado também na economia e já alcançamos a oitava posição entre melhores no mundo, segundo o Banco Mundial. No ano passado, por exemplo, enfatizou o ministro Celso Sabino que “tivemos 112 milhões de passagens “voadas” no nosso país, temos um número maior de brasileiros que aumentou, e muito, seu interesse em conhecer seu país e que está fazendo isso e o turismo tem ajudado muito para que isto aconteça”.

A perspectiva do governo Lula é bater os recordes de turistas internacionais e nacionais. Os programas de distribuição de renda do governo federal têm contribuído para isso, além de outras realidades hoje vividas na política nacional. “Nós, do Ministério do Turismo, já entregamos desde o ano passado até agora mais de 800 obras que estavam inacabadas, obras de infraestrutura turística. No PAC 3, temos bilhões de reais para serem distribuídos em estradas, portos e muitas outras áreas prioritárias para o alcance de maior destaque no turismo nacional”, enfatizou o ministro.

Texto: Nilton Guedes

Casa do Turismo – O ministro do Turismo recebeu a imprensa para uma coletiva na abertura da “Casa do Turismo”, localizada na Avenida Nazaré, em Belém. Na oportunidade, anunciou também que no final do mês de outubro haverá voos diretos ligando a capital paraense ao Caribe. “É visível o aumento do interesse dos turistas internacionais e nacionais pelo Pará, externou. Pela primeira vez, o Aeroporto Internacional de Belém registrou 420 mil passageiros no último mês de junho: um recorde de passageiros nunca visto antes. Ainda para este mês, estamos com a expectativa de bater o recorde de junho e, para este ano, devemos ultrapassar os quatro milhões de passageiros no aeroporto de Belém”, disse o ministro.

Celso Sabino ressaltou que o fluxo de passageiros aumentou devido à ampliação da oferta de assentos e novos voos implementados em Belém. “Os voos internacionais da Companhia Azul eram de quatro frequências semanais para Fort Lauderdale (Flórida) e, agora, vai passar a ser diário”. A Companhia TAP, que também era de quatro frequências semanais para Lisboa, vai passar a ter seis frequências. Retornamos com a Surinam Airways, que faz Caiena e Paramaribo, e com a Companhia Gol, que faz Caiena. Estamos ainda em negociação com a companhia aérea Copa, para um voo direto para Panamá City (capital do Panamá). Para incentivar o turismo no norte do Brasil, Celso Sabino revelou que “o presidente Lula determinou que a Secretaria Geral de Comunicação da Presidência da República e o Ministério do Turismo criassem uma campanha (que está no forno para sair) a qual irá estimular os jovens do sul e sudeste do Brasil a conhecerem o norte do país, especialmente a Amazônia, e as cidades de Belém e Manaus”.

Texto: Isa Arnour